O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Conheça o Waze, um software de GPS social para iPads e iPhones

Ícone - Waze

por Antonio “LedStyle” Ayres

Publicidade

A cada dia, sistemas de GPS veiculares têm se tornado uma necessidade para quem anda por grandes cidades ou está a passeio por um local desconhecido. São diversas as opções na App Store para o Brasil: TomTom, Sygic, Apontador, iGo… No entanto, uma delas chama a atenção por oferecer uma proposta completamente diferente: o Waze.

Waze - iPhone e iPad

O Waze é na verdade uma mistura de aplicativo de navegação com comunidade. Para ser mais preciso, é um GPS social (como os próprios criadores o denominam) e possui versões para iOS (universal: iPad e iPhone), Android, Symbian e Windows Mobile.

O Waze é gratuito, mas requer um cadastro no sistema. Após instalado, basta abrir o aplicativo e dirigir pela cidade. O software é muito inteligente e envia notificações sobre o trânsito para outros usuários automaticamente, dependendo da velocidade com que você está se locomovendo. Conforme a velocidade do seu automóvel diminui (o que caracteriza um congestionamento), o Waze marca a via com uma linha vermelha — desta forma, todos os outros usuários podem evitar tal rota. Da mesma maneira, você pode ter acesso em tempo real a todas as notificações enviadas por outros usuários e fazer um melhor caminho para o seu destino.

Publicidade

Além dessas notificações automáticas, o usuário também pode enviar manualmente as suas próprias mais detalhadamente, incluindo notificações de acidentes ou blitzes, podendo inclusive compartilhar uma foto do acontecimento. Só de andar com o Waze aberto, já é uma grande vantagem tanto para quem usa quanto para os outros usuários da comunidade.

Waze - iPhones

O Waze permite o traçado de rotas curva a curva. Basta digitar o endereço para que o aplicativo tente calcular o melhor caminho e inicie a navegação, dando todas as instruções necessárias. O grande diferencial do serviço é que o Waze não usa a base de mapas da TeleAtlas (como TomTom, Sygic e outros). Na verdade, os mapas são desenhados pelos próprios usuários (só isso já faz do Waze o primeiro software de GPS a possuir mapas da nova Marginal e do Rodoanel em São Paulo, por exemplo).

Publicidade

Qualquer um pode contribuir desenhando novas vias e inserindo as informações, bastando ir à opção “Gravar Novas Vias” e sair dirigindo pela cidade. O Waze vai desenhando em tempo real as ruas e avenidas conforme você dirige por elas, ou atualizando as já existentes. Esta contribuição é então enviada para um servidor online e, após a aprovação dos responsáveis pela região (que também são usuários do Waze), elas entram em vigor. Além de desenhar as ruas dirigindo por elas, o sistema ainda conta com uma ferramenta online chamada Cartouche. Nela, você pode confirmar as ruas desenhadas, comparar com o Google Maps, efetuar alterações e definir detalhes como o tipo da via (rua, avenida, estrada, etc)., a numeração, o sentido da via e as conversões permitidas.

Publicidade

Quanto mais usuários utilizam o sistema, melhor ele fica, e todos podem fazer sua parte, adicionando novas vias no mapa ou apenas andando pela cidade com o aplicativo aberto para que as notificações sejam enviadas. Para incentivar isso, o aplicativo conta com um sistema de pontuação, de acordo com a quantidade de quilômetros que o usuário anda e as contribuições que efetua. Você deve, enquanto dirige, coletar alguns doces no mapa, que aumentam sua pontuação e seu status.

Waze - Pontos no iPhone

O Waze requer o firmware 3.0 ou superior e não custa nada na App Store [7,8MB].

[agradecimento especial ao André Vieira]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Meio logo da Apple

Apple está pela primeira vez entre as 50 empresas que mais registraram patentes

Próximo Artigo
Ícone do Prezi

Use seu iPad para encantar audiências com ideias… ou melhor, "prezis"

Posts Relacionados