O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Patenteie para travar: evolução da Click Wheel, sintetizador de voz e App Stores à la carte [atualizado]

A tap tap tap que se cuide, pois a Apple parece interessada em entrar na brincadeira de alterar vozes. Se uma patente publicada hoje virar um app para iOS, o Voices 2 terá um sério concorrente: além de simplesmente alterar a voz de uma pessoa, o invento da Apple propõe o uso de síntese inteligente para fazer a fala de qualquer um se assemelhar a um idioma alienígena. É como os efeitos de câmera do iPod nano 5G, só que com vozes. O invento poderia ser aplicado tanto a um aplicativo como o Photo Booth, como usado na criação de filmes e games — ou até com um chat de texto lido por uma voz artificial (como o Alex, do Mac OS X).

Publicidade

Patente de Click Wheel simplificada e sintetizador de voz

Outro invento pode ser uma prova de vida para a Click Wheel ou apenas um meio para a Apple impedir que alguém crie algo parecido: um design mais fino e que consome menos energia é esquematizado, podendo inclusive dispensar um botão central individual. Seria um sinal de que o iPod classic vai durar mais um ano e vai ganhar um hardware mais elegante? Veremos…

· · ·

Publicidade

Uma patente um tanto críptica descreve controles que desaparecem quando não são necessários, uma maneira de permitir que todos os comandos estejam sempre à mão em um determinado aplicativo, mas sem poluir a interface gráfica.

O exemplo usado para ilustrar esse tipo de controle é o ajuste de volume em um tocador de músicas com tela sensível ao toque: após um nível ser determinado com um gesto, o controle desaparece da tela. Não ficou claro, porém, como seria possível invocar esse elemento da interface, se com um gesto ou automaticamente.

Publicidade

· · ·

Este outro invento, se concretizado, pode fazer a alegria de empresas ou de operadoras. Apesar de muito bem-sucedida, a App Store nem sempre agrada a todo mundo: uma companhia pode não querer comprar iPhones nos quais seus funcionários possam instalar jogos gratuitos devoradores de produtividade. Por outro lado, muito apps voltados para o ambiente de trabalho são bem-vindos. Como conciliar isso?

Patente de perfis de acesso à App Store

É exatamente o que a patente descreve. Com o uso de perfis seria possível apresentar a App Store (ou qualquer outra loja dessa natureza) de acordo com as possibilidades do usuário. Os iPhones de uma empresa poderiam ter acesso a uma loja na qual as categorias Jogos e Entretenimento, por exemplo, são fechadas — ou uma operadora poderia vender aparelhos incompatíveis com apps de VoIP.

Publicidade

Esse sistema permitiria um controle maior sobre os tipos de aplicativo instaláveis em um gadget ou computador, mas espero que as telecoms nunca tenham acesso a esse tipo de coisa. Pense nesta patente como energia nuclear: tomara que ninguém nunca a use para o mal.

[via Patently Apple: 1, 2]

Atualização (às 21h50)

A análise do AppleInsider sobre a patente que julgamos tratar de uma Click Wheel redesenhada foi bem mais abrangente: o invento poderia ser aplicado não só ao controle circular de iPods, como a telas sensíveis ao toque e trackpads.

O resultado, você já deve imaginar — componentes mais finos, leves e que requerem menos energia. Soa bom, muito bom, para mim. 😉

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Base Wi-Fi AirPort Extreme 802.11n

Review: base Wi-Fi AirPort Extreme 802.11n

Próximo Artigo
Ícones na App Store

"App" é eleita a “Palavra do Ano de 2010”

Posts Relacionados