Enquanto o iPhone CDMA não chega às ruas para ser desmontado pelo pessoal da iFixit, por enquanto só podemos especular sobre seus componentes. E especular foi o que o Wall Street Journal fez: consultando a UBM TechInsights, o jornal conta que chips CDMA são praticamente sinônimo de Qualcomm. Logo, esta deve ser a fornecedora da Apple para o novo smartphone, algo que certamente vai transparecer nos próximos resultados financeiros da empresa.
Entretanto, ao contrário do que muita gente prevê, cada baseband pode custar apenas US$12, o mesmo que o componente GSM proveniente da Infineon. Isso seria possível através do uso de um chip simples, que não possa ser adaptado para funcionar em redes 4G. O custo total de fabricação do aparelho de 32GB, segundo a UBM, pode ficar por volta dos US$175 — bem menos que os US$200 na época do lançamento, graças ao barateamento das memórias.
E, já que falamos de Qualcomm, o Apple Daily menciona rumores de que ela vai começar a usar substratos da Kinsus Interconnect Technology para fabricar basebands destinadas ao iPhone 5. As mesmas fontes citam ainda o uso de um “novo processador A8”, com materiais da Kinsus, na próxima geração do smartphone. Esse chip poderia tanto ser uma renovação dos modelos ARM Cortex-A8, quanto um design inédito da Apple unindo dois núcleos A4, com a arquitetura multi-core Cortex-A9.
Os rumores indicam que o componentes deverão sair da Kinsus até o fim de março, o que bate com a chegada da próxima geração de iPhones no meio do ano.
[via Electronista]
Atualização (às 21h35)
Que tal temperar estes rumores com uma pequena evidência encontrada no código da versão beta do iOS 4.3?
A imagem acima e ao lado é pequena, mas traz uma descrição clara: IMGSGX543Driver.bundle
. Sabendo que o sistema gráfico atual do iPhone 4 usa o design da POWERVR SGX535 GPU da Imagination Technologies e que SGX543 é o nome da próxima geração… Já deu pra perceber aonde quero chegar?
Uma GPU bem mais poderosa, com suporte a OpenCL e operação com processadores de múltiplos núcleos deve estar a caminho. Pra você ter uma ideia, enquanto a SGX535 processa 28 milhões de polígonos e 500 milhões de pixels por segundo, a SGX543 consegue processar 35 milhões de polígonos e 1 bilhão de pixels na mesma velocidade.
[via MacRumors]