O melhor pedaço da Maçã.

Como trocar o ícone de flag (estrela) no Mail

Tal como o Gmail oferece estrelinhas amarelas, o Mail, da Apple, oferece e sempre ofereceu um recurso chamado Flag, para você marcar/destacar mensagens. Neste caso, seguindo o seu próprio nome, o programa adiciona uma bandeirinha vermelha ao lado do email — o que não deixa de ser bacana/bonitinho.

Publicidade

Mas você sabe que dá pra alterar isso, não sabe? Se não sabe, continue lendo este artigo.

São 3, os ícones que compõem o recurso: o que aparece na lista de mensagens, o da barra de título das mensagens (um pouco menor e em tons de cinza) e o do botão na barra de ferramentas do Mail.

Publicidade

Para encontrar os tais arquivos, abra o Finder e vá até a sua pasta de aplicativos. Quando encontrar o Mail, clique com o botão direito do mouse (ou com Ctrl) e selecione “Show Package Contents”. Na janela que se abrir, dirija-se à pasta /Contents/Resources/. Chegando lá, para facilitar o trabalho, use o Spotlight e procure por “flag”:

Veja que ele filtra os resultados para apenas 4 arquivos. Um deles (o último) não tem nada a ver com o que estamos falando aqui; os outros 3 são os que queremos. Antes de mais nada, faça uma cópia de segurança dos tais arquivos, caso queira voltar para os ícones originais mais tarde.

Agora, com um editor gráfico — como o Adobe Photoshop, por exemplo —, basta editar as 3 imagens. Certifique-se de que o ícone substituto atenda às especificações de dimensão das mesmas — 16×16 pixels. Para este artigo, eu utilizei uma estrelinha amarela que encontrei rapidamente no Google.

Observe que o arquivo flagged_header.tiff é um pouco diferente dos outros: em primeiro lugar, o ícone é desaturado; em segundo, o ideal é que ele não tome toda a sua área útil de 16×16 pixels — recomendo que o redimensione para 12×12 pixels. Note, ainda, que duas das imagens são salvas em formato TIFF e a terceira é um PNG transparente (com canal alpha). Atente para isso na hora que for sobrescrever os arquivos.

Após salvá-los, basta abrir o Mail e todos os ícones terão sido substituídos no aplicativo. Confira o resultado final na imagem abaixo:

Se você gostou da estrelinha que usamos no artigo, abaixo estão os 3 arquivos para download:

Publicidade

[ flagged_header.tiffflagged.tiffTB_Flag.png ]

É claro que, navegando por aí, você encontra outros muito mais legais. Ou, se preferir, pode criar o seu próprio, é claro.

Uma dica final: o atalho de teclado para marcar/desmarcar mensagens no Mail é o Command + Shift + L. 😉

[Via: UsingMac.]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Mac é Pop: PowerBook G4 em propaganda do Microsoft Office 2007

Próx. Post

FÓRUM.MACMAGAZINE se reinventa, agora sob a plataforma Invision Power Board

Posts Relacionados