Uma das maiores virtudes das lojas de aplicativos e jogos é, sem dúvida, a possibilidade que elas dão para pessoas comuns se destacarem no mercado de software. Na App Store, por exemplo, é perfeitamente possível um anônimo se destacar de uma hora pra outra. A febre do momento no iOS, por sinal, é um joguinho gratuito chamado Bubble Ball [3,8MB; requer o iOS 3.0 ou superior]. Ao lado você vê quem está por trás desse sucesso: o garoto de 14 anos, Robert Nay, cuidou da programação do game, enquanto sua mãe, Kari, criou a maioria das fases.
Mas antes de falarmos mais da história deles, veja um pouco do game em ação:
Com mais de 1,5 milhão de downloads desde seu lançamento em 29 de dezembro, Bubble Ball conseguiu desbancar até mesmo Angry Birds: Seasons. Mas isso não teria sido possível sem o relaxamento das regras da App Store que permitiu o uso de código interpretado para a criação de apps: Nay empregou o Corona SDK, da Ansca Mobile, que é baseado na linguagem de programação Lua.
Apesar de também estar disponível para Android, Bubble Ball ainda não decolou na plataforma móvel do Google. Entretanto, na App Store ele deslanchou a ponto de ser promovido pela Ansca como “app da semana”, apesar de ser visual e conceitualmente simples. Depois de chegar ao Top 10 da loja da Apple, aí a coisa começou a se retroalimentar e o resto é história. No futuro, Nay planeja adicionar novas fases como In App Purchases ao jogo gratuito e então começar a ganhar algum dinheiro.
Essa história conta pontos positivos e negativos em relação à antiga postura da Apple: sem o Corona SDK, talvez Nay nunca tivesse lançado o Bubble Ball; por outro lado, ele só vai poder adicionar uma loja dentro de seu game e lucrar de verdade quando a Ansca atualizar sua ferramenta — o que infelizmente pode ocorrer só depois que a febre do Bubble Ball passar.
[via VentureBeat]