O melhor pedaço da Maçã.

Fazendo as contas com a Lei de Moore, o iPad só vai dobrar de resolução no ano que vem ou depois

Subpixels de um iPad Retina

Você conhece a Lei de Moore? Segundo ela, a cada 18 meses o número de transistores num chip dobra, mantido o custo de fabricação. Essa lei se aplica a processadores, mas Avery Pennarun a aplicou a LCDs e chegou a conclusões fabulosas. Mas antes de ir à parte suculenta, quero recomendar a leitura do artigo completo: é excelente, muito didático e chega a ser hilário, de uma forma bem geek.

Publicidade
Subpixels de um iPad Retina
À esquerda, os subpixels de um iPad; à direita, a simulação de um iPad Retina

Bem, indo direto ao ponto: se fizermos as contas com a Lei de Moore aplicada a LCDs, descobriremos que, para alcançar a mesma densidade de pixels de um iPhone 4, o iPad levaria três anos e meio — somando esse tempo à data do lançamento dele, temos o Natal de 2013 como dia mágico em que isso aconteceria, para um lançamento em 2014.

Só que a Apple não precisa fazer um iPad com mais de 300ppi, para poder dizer que ele tem uma tela Retina, pois a distância normal de uso de uma tablet é bem maior que a de um smartphone. Além disso, dobrar a resolução é a forma ideal de adaptar os gráficos de apps que ainda não tiverem sido portados, como demonstra o TiPB.

Publicidade

Daí, podemos esperar que a Apple aumente a densidade de pixels em algum momento de 2012 (talvez chegando às lojas só no começo de 2013), assim obedecendo à Lei de Moore e mantendo os custos de fabricação do gadget mais ou menos constantes na data de lançamento — ei, todo mundo adora quando produtos melhoram as especificações sem aumentar de preço, né?

[via Daring Fireball: 1, 2]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Seagate ultrapassa Freecom na corrida pelo HDD externo mais fino do mundo

Próx. Post

Políticas ambientais da Apple na China são duramente criticadas por relatório

Posts Relacionados