Não, você não leu errado. No mesmo dia em que a Apple divulgou os números do quarto trimestre de 2010, a IDC divulgou os dados que coletou sobre o período anterior.
Os números da IDC indicam que foram vendidos 4,2 milhões de iPads ao longo do terceiro trimestre de 2010, o que deu à Maçã 87,4% de market share entre tablets de mídia. É bom destacar que a empresa de pesquisa divide o mercado em diversos segmentos, isolando tablets de mídia (com tela colorida e sistema operacional “reduzido”), tablet PCs (com sistema operacional “completo” e processador x86) e ereaders (com tela em preto e branco). Por falar neles, entre os leitores de ebooks o Amazon Kindle teria sido o campeão, com 41,5% de participação e 1,14 milhão de unidades.
“A evolução rápida do mercado de tablets de mídia continuará a acelerar no quarto trimestre de 2010 e além, com a introdução de novos produtos e serviços, expansões das vendas, competição em preços e experimentos com novos casos de uso entre consumidores e empresas”, disse Susan Kevorkian, diretora de pesquisa de aparelhos móveis conectados.
A IDC estima que 17 milhões de tablets tenham sido vendidas em 2010, enquanto 44,6 milhões de unidades deverão ser vendidas ao longo de 2011, e 70,8 milhões no ano seguinte. Esse crescimento assombroso deverá ser movido por gadgets com Android ou outros sistemas operacionais e pela demanda cada vez maior entre consumidores e companhias, além de uma elevada competitividade em recursos e preços.
[via MacRumors]