O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Google pode levar sérias punições em função do uso de código-fonte do Java no Android

Há um debate em andamento sobre a possibilidade de o Google ter usado o código-fonte do Java indevidamente, ao manter o projeto do Android como open source. A Oracle, empresa que obteve a responsabilidade de manter a linguagem de programação e sua máquina virtual após adquirir a Sun em 2009, está com um processo aberto contra a gigante de buscas em função de supostas irregularidades cometidas com o licenciamento de suas tecnologias em smartphones.

Publicidade

Nesta semana, uma análise feita pelo FOSS Patents com o código-fonte do Android alegava que alguns dos arquivos distribuídos com sua máquina virtual eram oriundos da Oracle e estariam em distribuição sem fazer uso das suas respectivas licenças. Embora a possibilidade de eles servirem de prova contra o Google seja pequena, a Oracle pode usar isso como outra forma de complicar a vida de sua rival na justiça.

Java é uma parte importante do Android, já que a grande maioria dos seus programas é escrita nesta linguagem. Não existe a mínima chance de um processo de licenciamento de software ser capaz de matá-lo — tal como aconteceu com os Open Computers da Psystar em 2010 —, mas a Oracle pode trazer sérios prejuízos ao Google e suas parceiras cobrando um valor simbólico sobre cada aparelho já vendido com parte de sua tecnologia.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
iPhone 4 CDMA

Eis que, afinal de contas, o iPhone CDMA é mesmo mais caro que o GSM — mas só fora do contrato

Próximo Artigo

Apple lança novo comercial do iPhone 4, colocando AT&T e Verizon sob o mesmo teto [atualizado]

Posts Relacionados