O melhor pedaço da Maçã.

App 100 Cameras in 1 levanta a questão: conquistas do Game Center são só pra jogos?

Ícone - Game Center

Ícone - Game CenterImagine um mundo em que você ganha pontos por salvar uma apresentação com mais de 50 slides no Keynote, ou por criar uma fórmula com referência a mais de cinco células no Numbers.

Publicidade

Essa ideia de premiar o usuário por cumprir tarefas específicas, popularizada pela Microsoft com o Xbox 360, tem sido repetidamente aplicada em jogos: a Sony levou esse conceito ao PS3 com os Trophies, e a Apple o adicionou ao iOS com o Game Center — ou seja, as copiadoras ao redor do mundo ficaram em chamas.

Mas uma coisa inusitada aconteceu com o 100 Cameras in 1, da Stuck In Customs: é plausível um aplicativo que nem de longe é um jogo ter conquistas? Parece que sim, e as consequências dessa ideia poderão se tornar curiosas, se isso virar um hábito entre desenvolvedores.

“Acho que é fascinante como conquistas são algo completamente desnecessário, mas verdadeiramente gratificante! Além disso, há algo [especial] em ser inesperadamente recompensado. É como se uma criança suíça corresse na sua direção e oferecesse um pedaço de chocolate só porque você é um cara incrível”, disse Trey Ratcliff em entrevista à Kotaku.

Ícone do 100 Cameras in 1Mas, falando do 100 Cameras in 1 [US$2; 12,9MB, requer o firmware 3.1 ou superior] em si, as conquistas do Game Center não são a única coisa interessante que ele traz. Assim como Camera+ e Instagram, este é mais um app de fotografia que permite a você modificar suas imagens com filtros especiais, controlando a intensidade deles.

Só que há mais duas coisas que tornam este app único: a quantidade de filtros e a possibilidade de combiná-los livremente, gerando resultados progressivamente mais peculiares e impossíveis.

Com as 100 opções é fácil se perder (e muita gente pode apontar que tanta variedade chega a ser um ponto fraco do app), mas ele permite que você classifique filtros como favoritos, agilizando sua vida na hora de escolher o que usar. Se quiser dar uma olhada em belas imagens feitas com o app, visite um grupo criado por fãs no Flickr.

YouTube video

Publicidade

Voltando aos achievements, o 100 Cameras in 1 tem 31 deles, que abordam desde o uso de diferentes filtros até coisas inusitadas, como se você já pensou em fotografar um gato (não me pergunte como funciona: eu também quero saber). A possibilidade de acumular braggin’ rights ao usar um app deste tipo é algo inesperado, sem dúvida, e acredito que será questão de tempo até muitos outros seguirem esse caminho e começarmos a ver conquistas em tudo quanto é categoria na App Store.

Publicidade

O que você acha disso? Será que elementos do Game Center deveriam ficar restritos a jogos, ou uma pitada de diversão cai bem com outros tipos de app? Deixe sua opinião nos comentários! 😉

P.S.: alguém tem que avisar ao Ratcliff que ícones à la Mac OS X não funcionam bem no iOS.

[via MacStories]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple contrata David Rice para ser seu novo diretor global de segurança

Próx. Post

Infográfico: quem está processando quem, no mercado de smartphones

Posts Relacionados