O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

App 100 Cameras in 1 levanta a questão: conquistas do Game Center são só pra jogos?

Ícone - Game Center

Ícone - Game CenterImagine um mundo em que você ganha pontos por salvar uma apresentação com mais de 50 slides no Keynote, ou por criar uma fórmula com referência a mais de cinco células no Numbers.

Publicidade

Essa ideia de premiar o usuário por cumprir tarefas específicas, popularizada pela Microsoft com o Xbox 360, tem sido repetidamente aplicada em jogos: a Sony levou esse conceito ao PS3 com os Trophies, e a Apple o adicionou ao iOS com o Game Center — ou seja, as copiadoras ao redor do mundo ficaram em chamas.

Mas uma coisa inusitada aconteceu com o 100 Cameras in 1, da Stuck In Customs: é plausível um aplicativo que nem de longe é um jogo ter conquistas? Parece que sim, e as consequências dessa ideia poderão se tornar curiosas, se isso virar um hábito entre desenvolvedores.

“Acho que é fascinante como conquistas são algo completamente desnecessário, mas verdadeiramente gratificante! Além disso, há algo [especial] em ser inesperadamente recompensado. É como se uma criança suíça corresse na sua direção e oferecesse um pedaço de chocolate só porque você é um cara incrível”, disse Trey Ratcliff em entrevista à Kotaku.

Ícone do 100 Cameras in 1Mas, falando do 100 Cameras in 1 [US$2; 12,9MB, requer o firmware 3.1 ou superior] em si, as conquistas do Game Center não são a única coisa interessante que ele traz. Assim como Camera+ e Instagram, este é mais um app de fotografia que permite a você modificar suas imagens com filtros especiais, controlando a intensidade deles.

Só que há mais duas coisas que tornam este app único: a quantidade de filtros e a possibilidade de combiná-los livremente, gerando resultados progressivamente mais peculiares e impossíveis.

Com as 100 opções é fácil se perder (e muita gente pode apontar que tanta variedade chega a ser um ponto fraco do app), mas ele permite que você classifique filtros como favoritos, agilizando sua vida na hora de escolher o que usar. Se quiser dar uma olhada em belas imagens feitas com o app, visite um grupo criado por fãs no Flickr.

Publicidade

Voltando aos achievements, o 100 Cameras in 1 tem 31 deles, que abordam desde o uso de diferentes filtros até coisas inusitadas, como se você já pensou em fotografar um gato (não me pergunte como funciona: eu também quero saber). A possibilidade de acumular braggin’ rights ao usar um app deste tipo é algo inesperado, sem dúvida, e acredito que será questão de tempo até muitos outros seguirem esse caminho e começarmos a ver conquistas em tudo quanto é categoria na App Store.

O que você acha disso? Será que elementos do Game Center deveriam ficar restritos a jogos, ou uma pitada de diversão cai bem com outros tipos de app? Deixe sua opinião nos comentários! 😉

Publicidade

P.S.: alguém tem que avisar ao Ratcliff que ícones à la Mac OS X não funcionam bem no iOS.

[via MacStories]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
David Rice

Apple contrata David Rice para ser seu novo diretor global de segurança

Próximo Artigo
Processos abertos no mercado de smartphones

Infográfico: quem está processando quem, no mercado de smartphones

Posts Relacionados