Um dos grandes desafios que as lojas de aplicativos da Apple criaram para desenvolvedores foi como determinar o preço de um software. Há quem acredite que valorizar o próprio trabalho é imprescindível, há quem ache que o futuro está nas vendas em volume e há quem ache que um preço um pouco mais alto mantém os trolls à distância.
Procurando fazer alguns testes com seu aplicativo de screenshots avançadas, a Realmac Software fez uma experiência ao longo de um fim de semana e baixou o preço do LittleSnapper [6,4MB] de US$25 para US$5.
Veja só o que aconteceu:
A explosão de vendas do aplicativo o fez disparar no ranking de mais lucrativos, o que acabou fazendo com que ele fosse destacado na seção What’s Hot da loja. Mesmo com o fim da promoção e a subida do preço para US$20, o app continuou em destaque e suas vendas diárias, apesar de não serem tão absurdamente altas quanto no período promocional, passaram a ser o dobro do que eram antes.
Daí, fica evidente esta rota para o sucesso: promoções ajudam a expor o app, fazendo-o subir nas listas e conquistando mais usuários rapidamente (o que acaba gerando mais reviews e mais avaliações). A exposição adicional, se duradoura, pode acabar compensando a queda nas vendas com o fim da promoção, mas é preciso tomar muito cuidado com uma coisa: alguns clientes podem se sentir “traídos”, ao perceber volatilidade demais no preço do app.
Ou seja, use esta estratégia com moderação.