O melhor pedaço da Maçã.

Review: aplicativo HyperDock para Mac

Ícone - HyperDock

por Fernando Kreutz

Publicidade

Ícone - HyperDockO MacMagazine falou brevemente sobre o HyperDock em setembro de 2010, quando ele ainda estava na versão beta e era gratuito. Desde então, o software evoluiu bastante e aqui farei um review da sua versão atual.

Como migrei para o mundo Mac recentemente (menos de três anos), já usava Windows 7 há algum tempo e estava habituado a algumas de suas funcionalidades, até então exclusivas do sistema operacional da Microsoft. Entre elas, as que mais se destacavam no meu uso diário eram o Window Snapping e o Window Preview.

Quando fiz a transição, senti muita falta especialmente do Window Snapping, pois era frustrante redimensionar janelas no então Snow Leopard (era permitido em apenas um canto da janela, o que felizmente mudou no Lion), e o sistema de maximização do OS X nunca me agradou pra valer.

Publicidade

Foi então que apareceu o HyperDock, para resolver essa característica peculiar e trazer algumas outras funcionalidades antes inexistentes no SO da Apple. Destacarei as principais que me agradam (e muito) no dia-a-dia.

Window Snapping

Esta é a funcionalidade do HyperDock que me “fisgou” para adquirir o software. Com ela, é possível usar os cantos do monitor para redimensionar janelas em tamanhos pré-definidos.

HyperDock no Mac OS X

Arrastando a janela para o canto superior, ela passa a tomar a tela toda; levando-a para os cantos laterais, ela é redimensionada e toma metade da tela; por fim, se você levá-la aos cantos superiores e inferiores, pode fazê-la ocupar apenas um quarto da tela.

Window Preview

Com esta função, é possível pré-visualizar várias janelas abertas do mesmo aplicativo (algo que sempre bate de frente com o paradigma das janelas no Windows).

HyperDock no Mac OS X

Dentro disso, é possível, por exemplo, fechar janelas, controlar o iTunes (se você só levar o cursor do mouse para cima do ícone dele, no Dock, pode usar a rolagem do mouse para alterar o volume) ou inclusive conferir eventos do iCal.

HyperDock no Mac OS X

Diversos ajustes/atalhos

Apesar de pessoalmente não curtir atalhos de teclado, o HyperDock oferece essa função também, assim como diversos ajustes relacionados ao Dock, como funções específicas para cada aplicativo e modificação de delays.

Publicidade

·   ·   ·

Atualmente o HyperDock vem em uma licença que pode ser adquirida diretamente pelo seu site, por US$10. Ele também está disponível pelo mesmo preço na Mac App Store [1,3MB; requer o OS X 10.6.6 ou superior], mas esta versão possui algumas limitações devido às regras impostas pela Apple.

Na minha opinião, o aplicativo vale cada centavo investido! 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Aplicativo mobile desenvolvido no Brasil automatiza chamada de táxis

Próx. Post

Com o CloudPic, você poderá enviar fotos da sua câmera DSLR para o iPhone via Bluetooth

Posts Relacionados