O melhor pedaço da Maçã.

Apple congela interfaces de programação do Mac OS X Snow Leopard e anuncia que não trará mais mudanças para desenvolvedores

A pouco menos de um mês da abertura da Worldwide Developers Conference 2009, foi descoberto nas notas de lançamento da beta 10A354 do Mac OS X 10.6 Snow Leopard (liberado no último final de semana) que a Apple congelou as interfaces de programação do sistema para desenvolvedores de aplicativos, garantindo que “não há mais mudanças previstas” nessa área do novo sistema. Isso significa que desenvolvedores já podem preparar seus aplicativos para o lançamento da Apple com a certeza de que não precisarão voltar atrás no código para fazer alterações nas APIs utilizadas.

Publicidade

Mac OS X 10.6 Snow Leopard

No entanto, este beta ainda não é um candidato a lançamento, o que significa que a Maçã ainda dependerá muito de testes e do feedback de desenvolvedores para seguir em frente nas otimizações e correções de bugs. Em resumo, novidades ainda estão por vir em um ou outro beta futuro, sendo que desenvolvedores terão de dar atenção especial a elas quando for pedido. Porém, este build já pode ser considerado um “call to action”, para que aplicativos comecem a ser preparados para o lançamento do Snow Leopard, cuja data ainda não foi confirmada, mas que com essa notícia poderá ser bem antes do previsto.

Durante os últimos dias, cobrimos no MacMagazine algumas novidades que de fato chegaram neste build, como o reconhecimento de escrita chinesa, que apareceu no dia do seu lançamento e será baseado na mesma tecnologia implantada no iPhone OS 2.0 há quase um ano. Além disso, ele já inclui drivers HFS+ para Windows rodando através do Boot Camp, permitindo que instalações do SO da Microsoft consigam ler partições do Mac OS X formatadas em HFS+.

Publicidade

O conjunto de tecnologias chamado pela Apple de “Grand Central” teve suas classes e métodos de programação bastante simplificados. Com isso, ela espera tornar a vida de quem desenvolve aplicativos mais fácil no que diz respeito a aproveitar melhor os núcleos de processamento das atuais e futuras CPUs. Quanto a OpenCL, nada mudou desde a ratificação da especificação 1.0, há algum tempo, sendo que as suas APIs estão congeladas desde então. O painel de preferências “Languages & Text” (idiomas e texto) também recebeu mudanças e incluirá suporte a texto bidirecional no novo sistema.

Por fim, um novo codec de áudio apareceu na ultima beta para o QuickTime X: trata-se do High Efficiency AAC (ou AAC-HE), prometido como a evolução do atual Low Complexity AAC no que diz respeito a gravações com baixas taxas de bits, por incluir maior otimização. Isso permitirá que podcasts e conversas por voz sejam feitas com maior qualidade, sem resultar em aumento na largura de banda consumida por tais aplicações.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple garante que iPhone não é Jesus Phone

Próx. Post

Departamento de polícia nos Estados Unidos registra iPods para conter roubos

Posts Relacionados