O melhor pedaço da Maçã.

Números da Canalys colocam Apple como terceira maior fabricante de computadores do mundo

Logo da Canalys

A Canalys, uma conceituada firma de análise de mercado, anunciou hoje que a Apple se tornou a terceira maior fabricante de computadores do mundo, segundo dados referentes ao último trimestre de 2010. “Como, se outras pesquisas deixam a Maçã sempre no ‘Outros’?”, você pode perguntar. Acontece que IDC, Gartner e NPD Group não incluem o iPad em suas contagens, classificando o segmento de tablets à parte. Já a Canalys adota uma postura inclusiva, em que um iPad ou Galaxy Tab é tão computador quanto um netbook ou um MacBook Pro.

Publicidade

Mercado de computadores no 4Q10 - Canalys

Abordando os números desta forma, o mercado de PCs como um todo cresceu 19,2% em um anos, tendo a HP à frente (17,7%), seguida pela Acer (12,8%) e, empatadas na terceira posição, Apple e Dell (10,8%). Vale destacar que, segundo os números da Canalys, o crescimento da Maçã foi de absurdos 241%, tendo vendido 11,5 milhões de Macs e iPads.

“Qualquer argumento de que um pad não é um PC está fora de tempo”, afirmou Daryl Chiam, analista sênior da Canalys. “Com telas indo de 7 polegadas pra lá, amplo poder de processamento e um número crescente de aplicativos, pads oferecem uma experiência comparável à de netbooks. Eles competem pelos mesmos compradores e vão coexistir alegremente. Assim como com smartphones, alguns usuários vão precisar de um teclado físico, enquanto outros poderão passar sem.” Chiam adicionou ainda que “a Apple está se beneficiando de pads da mesma forma que a Acer, a Samsung e a Asus se beneficiaram dos netbooks.”

Horace Dediu destaca que, há cinco anos, a Canalys foi a primeira firma de análise a descrever corretamente o que seria um smartphone (que então era uma categoria nova), enquanto Gartner e IDC ainda estavam se adaptando à nova realidade. Quantas máquinas formosas há aqui! Como o mercado de PCs é belo! Oh, admirável mundo novo! Que tem esses gadgets em si!

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Presidente da China Mobile afirma que Apple vai criar um iPhone TD-LTE

Próx. Post

Pela primeira vez em 20 anos, Microsoft poderá apresentar lucros inferiores aos da Apple

Posts Relacionados