O melhor pedaço da Maçã.

Information Card Foundation chega para brigar com o OpenID

Information Card FoundationFoi anunciada nesta segunda-feira a criação da Information Card Foundation (ICF), com o objetivo de aumentar a segurança no uso de cartões de identificação eletrônicos na internet e incentivar a interoperabilidade via novos padrões.

Publicidade

Soa-me muito como o OpenID — a Microsoft também criou algo parecido recentemente, chamado CardSpace —, mas a diferença são os nomes que estão por trás desta iniciativa: Equifax, Google, a própria Microsoft, Novell, Oracle, PayPal e outros nove líderes da comunidade tecnológica mundial.

A idéia dos caras é fazer no mundo virtual o que identidades e/ou carteiras de motorista fazem no mundo real: consumidores teriam uma “carteira eletrônica” com diversos cartões de informação. Isso eliminaria a necessidade do usuário digitar logins e senhas em cada site que freqüenta, sendo necessária apenas a apresentação do seu ID digital.

Publicidade

Em termos de segurança, a ICF compara seu modelo ao uso atual de cartões de crédito online: enquanto qualquer pessoa pode usar dados de cartões para pagamentos online quando bem entender, o modelo de identificação da ICF requer um sincronismo total entre usuário, o provedor de acesso e a central de autorização.

Acostume-se com o símbolo que ilustra este artigo. Quando você identificá-lo em algum site por aí, significa que os novos IDs digitais são aceitos.

[Dica do Edson Andrade, valeu!]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Mac é Pop: Mac OS X em propaganda da NET Vírtua

Próx. Post

Banquinho de Steve Jobs ganha edição especial de aniversário

Posts Relacionados