O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Desenvolvedor encontra um clone de seu jogo sendo vendido na Mac App Store

Ícone do Lugaru HD

Imagine a seguinte situação: você é um desenvolvedor que acaba de entrar na Mac App Store e, depois de alguns dias, descobre que há um jogo idêntico ao seu (não “parecido” ou “inspirado”, mas “com quase exatamente o mesmo código”) sendo vendido por 20% do preço. Foi o que aconteceu com a Wolfire Games e seu jogo de ação chamado Lugaru HD [US$10; 34,2MB]. Usando praticamente o mesmo título (apenas “Lugaru”, sem “HD”) e os mesmos nomes dos personagens, um outro indivíduo enviou um código copiado para a Apple, foi aprovado e está há quase uma semana na loja.

Publicidade
Ícone do Lugaru HD

Verdadeiro

Ícone do Lugaru ilegal

Cópia

Publicidade

Os responsáveis pelo que a Wolfire chama de “falsificação” dizem ter “todo o direito” de vender o jogo da empresa, pois teriam uma licença os autorizando a redistribuir o game de graça ou não. O código fonte de Lugaru foi publicado em maio de 2010, mas a Wolfire frisa que “código aberto” não é necessariamente sinônimo de “gratuito” e que a licença dessa distribuição não permitia revenda, apenas uso pessoal ou distribuição gratuita.

A postura da Apple diante de infrações de copyright é bastante conhecida: ela só se mexe se alguém reclamar. O problema é que a Wolfire já reclamou (duas vezes) e ainda não aconteceu nada, tanto que ambos os games continuam à venda. Apesar de muitas histórias de sucesso já terem sido contadas por aqui, este é o segundo pesadelo gerado pelo ritmo de funcionamento “particular” (para não dizer “lento”) na loja da Maçã, sem falar no caso dos filmes russos sendo vendidos para iOS.

Publicidade

É o tipo de coisa que se espera de uma página obscura da internet, e não das lojas da Apple. 🙁

[via Kotaku]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
iPad deitado e de lado com o iOS 4.2.1

Representante da Apple se reuniu com Paulo Bernardo, ministro das Comunicações

Próximo Artigo

Infográfico: Apple detém 99,4% dos downloads de apps, 27,9% de market share em smartphones

Posts Relacionados