O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Mobile Safari vira referência para proposta de especificação sobre web apps para touchscreens

Mobile Safari

Enquanto alguns tópicos do padrão HTML5 ainda deverão ficar em discussão por bastante tempo, a W3C colocou no ar novas propostas de especificação que deverão cobrir as formas como web apps reagem a eventos específicos de aparelhos com touchscreen. A ideia é criar um conjunto de interfaces de programação que tornem gestos multitouch comuns entre múltiplos navegadores de diversas plataformas móveis — e, posteriormente, também para computadores com trackpads que suportem gestos.

Publicidade

Mobile Safari

Neste caso, o grupo regulador tomou grande parte dos recursos técnicos da Apple como base na proposta. O Mobile Safari é o ponto inicial de referência, já que a Maçã começou a trabalhar com tecnologias específicas para web apps adquirem o look & feel de programas nativos para smartphones no decorrer do ano passado. Entre essas tecnologias estão muitos eventos de toque, incluindo gestos inerciais.

Com a padronização delas pela W3C, acredita-se que o trabalho da Apple para o suporte a gestos no Mobile Safari se tornará comum em aparelhos baseados no Android, futuras versões do BlackBerry OS e também na plataforma Maemo. As empresas responsáveis pelas inovações desses produtos (Google, RIM e Nokia, respectivamente) são parceiras da Maçã no WebKit Open Source Project, projeto responsável pela origem do Safari que recebe milhões de contribuições externas anualmente.

[via Electronista]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
iPhone da AT&T

Pela primeira vez diante de concorrência do mesmo nível, a AT&T está lutando bravamente para não perder clientes

Próximo Artigo
Ícone da greenpois0n

GreenPois0n RC5 para Mac OS X faz jailbreak de gadgets com o iOS 4.2.1

Posts Relacionados