O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Editoras europeias torcem o nariz para restrições e cobranças do plano de assinaturas da Apple

The Daily no iPad

The Daily no iPadA ideia de o iPad se tornar uma plataforma para leitura de livros é até boa, mas as restrições e cobranças impostas pela Apple certamente não estão agradando a todos. O jornal Folha de S. Paulo cita como exemplo a Associação Europeia de Editoras de Jornais (European Newspaper Publishers’ Association), que publicou uma declaração na rede BBC sobre a questão de controle dos pagamentos e parcela de lucro que são exigidas pela App Store.

Publicidade

Inicialmente, a Apple ficará com 30% do faturamento das assinaturas do jornal The Daily para o iPad, algo similar à venda de aplicativos e In App Purchases. Isso preocupa editoras que já se habituaram a negociar diretamente com os leitores e manter com eles um relacionamento próprio, além de ser algo que fez muitas empresas torcerem o nariz para a possibilidade de ceder um lucro ainda maior para a App Store.

Espera-se que o assunto seja pauta em reuniões de editoras na Europa, que já encaram a postura da Apple como monopolista. Nesses casos, a União Europeia pode até intervir com um processo, a exemplo do que já fez em outros casos envolvendo companhias como Intel e Microsoft.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Fim do Dell Adamo

Adeus, Dell Adamo, nós mal chegamos a te conhecer em toda tua espessura…

Próximo Artigo
iPhone 4 CDMA

Smartphones já vendem mais unidades que PCs, segundo dados do IDC

Posts Relacionados