O último semestre de 2010 foi um momento de triunfo para o Android, que pegou um embalo impressionante no mercado de smartphones e registrou números assombrosos [1, 2, 3, 4] — claro, somando as vendas de inúmeros fabricantes independentes, quase como se juntássemos o market share de todos os navegadores que usam WebKit para dizer que a Apple é campeã na internet. Enfim, estou divagando…
Dados relativos ao ano passado liberados pela Gartner apenas ratificam o quanto a plataforma do Google cresceu: de pouco menos de 6,8 milhões de unidades vendidas em 2009, o Android chegou a 67,2 milhões em 2010, registrando impressionantes 888% de crescimento, o que deixa a plataforma com 22,7% de market share entre smartphones. O iOS, por sua vez, teve 15,7% de participação, com 47,4 milhões de unidades vendidas.
Isso, é claro, muda um pouco de figura quando observamos as vendas de celulares em geral:
Mesmo trabalhando exclusivamente com smartphones, Research In Motion e Apple conseguiram ocupar a quarta e a quinta posição do ranking de maiores fabricantes do mundo em termos de unidades. As duas empresas americanas tiveram, respectivamente, 3% e 2,9% de market share. No topo ficaram a europeia Nokia (28,9%) e as asiáticas Samsung (17,6%) e LG (7,1%).
Vale notar que apenas as fabricantes dedicadas exclusivamente a smartphones (RIM, Apple e HTC) tiveram ganhos de participação no período. As exceções a essa regra foram ZTE e Huawei, além das anônimas pertencentes ao “Outros”, que têm conquistado espaço no mercado asiático de celulares e smartphones (Androids) de baixíssimo custo, para horror da Nokia.
[via TechCrunch]