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Apple Music limita reprodução simultânea no iPhone e no HomePod

HomePod preto com iPhone X controlando o AirPlay

Ao que tudo indica, a Apple silenciosamente alterou a forma como assinantes do plano individual do seu serviço de streaming podem escutar músicas em mais de um dispositivo conectado à mesma conta.

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No Reddit, o usuário nizzlebeasy publicou que não consegue mais reproduzir no iPhone uma música diferente daquela tocada no HomePod (e vice-versa) a partir de uma mesma conta do Apple Music. Várias outras pessoas também relataram enfrentar a mesma dificuldade, posteriormente confirmado pelo 9to5Mac.

Pasmem: tal “problema” era, na verdade, um erro que a Apple diz ter corrigido, como informou um empregado da Maçã para o usuário do Reddit. Antes desse estranho bug, era possível reproduzir uma música no iPhone enquanto o HomePod executava outra a partir da mesma conta individual do Apple Music.

Embora a Apple descreva na página do HomePod (em inglês) que o AirPlay 2 permite ao usuário “pedir à Siri para tocar jazz na sala de estar e a trilha sonora de Moana no quarto das crianças”, a empresa não deixa claro que isso requer uma conta familiar do serviço de streaming.

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Desse modo, é provável que a assinatura individual do Apple Music, que custa R$16,90 por mês, passou a permitir apenas um streaming por vez nos dispositivos conectados a um mesmo ID Apple. Já o plano familiar (R$24,90) permite a reprodução simultânea em até seis dispositivos vinculados ao Compartilhamento Familiar.

No caso dos HomePods, dois ou mais alto-falantes conectados a uma mesma conta são considerados como apenas um dispositivo; portanto, todos podem espelhar a mesma música que o dispositivo iOS. A reprodução local de mídia do iTunes, não adquiridos pelo Apple Music, no entanto, não contam como streaming e podem ser reproduzidos em mais de um dispositivo ao mesmo tempo.

Ainda não está claro quando essa mudança ocorreu; o AppleInsider, por outro lado, confirmou que a reprodução paralela estava disponível até, pelo menos, o começo deste ano. Como a Maçã não lançou nenhuma atualização de software para o público geral desde então, é provável que a mudança esteja ocorrendo via servidor e sendo implementada aos poucos.

Caso você possua uma conta individual (ou de estudante) do Apple Music, conte-nos se você ainda conseguir reproduzir músicas diferentes em mais de um dispositivo da Apple, como iPhones, iPads, HomePods ou até mesmo Macs.

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