O melhor pedaço da Maçã.

Desenvolvedores para iOS iniciam terceira “corrida de ouro”: a de apps para Mac OS X

Mac App Store com apps e MacBook Air

No passado, a App Store colocou desenvolvedores que decidiram apoiar a Apple em duas “corridas de ouro”, nas palavras de membros da própria empresa. Apesar das controvérsias (que sempre existiram e, dada a situação atual, continuarão a existir), o espaço de venda de apps para iOS deu sucesso a milhares de desenvolvedores, que lucraram bastante ao trabalhar com iPhones/iPods touch e, mais tarde, iPads.

Publicidade

Mac App Store com apps e MacBook Air

Os últimos dois anos e meio foram focados nesses aparelhos, mas agora, com a Mac App Store, a diversidade de oportunidades para desenvolvedores volta a crescer, porém com um efeito contrário ao que ocorreu na abertura do SDK para iPhone, em 2008: na época, a ideia era desviar o foco das soluções para consoles e computadores e levá-lo para os celulares e as tablets. Feito isso, agora a Apple tem a chance de elevar seus Macs a um patamar que ela nunca conseguiu alcançar antes.

Desde 1984, a Maçã deixou de aproveitar várias oportunidades para fazer seus computadores crescerem. Foi assim quando o PC começou a acelerar a produtividade da empresas e tornou-se o precursor da internet, dois momentos em que desenvolvedores viram o Windows como uma opção mais favorável. Agora, porém, a situação é outra: a Apple possui milhares de profissionais trabalhando no iOS, de forma que, se a menor porcentagem possível deles já está na Mac App Store, ela pode fazer enorme diferença em atrair usuários para os desktops e notebooks da Maçã.

Publicidade

Alguns desenvolvedores para o iOS que já apoiam a loja para Macs disseram ao Ars Technica que o trabalho para portar programas para o OS X foi bem mais fácil do que o esperado, já que eles puderam aproveitar boa parte dos projetos já existentes na criação de novos produtos para os computadores da Apple. Curiosamente, mesmo nos casos em que os aplicativos não oferecem muito além das suas versões para o iOS, eles têm feito bastante sucesso, gerando lucros e avaliações positivas por parte dos usuários.

Embora a tendência aponte para um aumento nas vendas de iPhones e iPads, o nível de aprovação do Mac OS X pelos primeiros a entrar na nova App Store para o sistema operacional levanta a possibilidade de ele se tornar tão popular para apps de terceiros quanto o iOS tem sido. Isso é bastante positivo para a Apple, que poderá posicionar desenvolvedores perante os usuários de Macs de uma forma que a Microsoft nunca conseguiu fazer com o Windows, por exemplo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

União Europeia recebe primeiros carregadores universais de celulares que serão vendidos 2011

Próx. Post

Qualcomm revela próxima linha de processadores Snapdragon com até quatro núcleos de 2,5GHz

Posts Relacionados