O melhor pedaço da Maçã.

Sincronizando o seu Nokia velho de guerra com o Mac OS X

Colaboração especial por Bruno Lopes.

Publicidade

Quem surfa na crista da tecnologia hoje tem um iPhone ou smartphone qualquer, mas eu fujo à regra: pessoalmente, prefiro um telefone simples como o Nokia 2630, que tem o sistema operacional da família Series 40. Com o iSync do Mac OS X você pode sincronizar os dados do iCal e da Agenda (Address Book), mas apenas modelos mais modernos são compatíveis — a lista completa pode ser vista no site da Apple.

Se seu telefone não aparece na lista, não desanime: veja no próprio site da Nokia se é possível baixar um plugin dele para o iSync. Se ainda assim não houver suporte ao seu telefone, a terceira opção é a Handmark, que produz os softwares Missing Sync for Symbian e Missing Sync for Nokia — ambos, porém, custam US$40.

Mas se você tem um telefone celular baratinho que use o sistema Series 40 e que tenha conexão Bluetooth (como é o meu caso), ainda é possível sincronizá-lo com o seu Mac. Mas, neste caso, será preciso arregaçar as mangas.

Fazendo o Mac e o Nokia se entenderem

Para que o seu celular consiga sincronizar dados com o Mac OS X, é preciso que que o iSync consiga entender as especificações do telefone. O programa faz isso lendo as informações que estão em um arquivo XML, único para cada modelo de aparelho. Nossa sorte é que o trabalho duro já foi feito, então só precisamos copiar. Vou descrever o que fiz para sincronizar o 2630 (o procedimento é igual para os outros):

Publicidade

1 – Dê uma olhada no blog de James Lloyd e veja se o modelo de seu celular está listado. Clique no link “iSync plugin” que aparece ao lado do nome do aparelho e espere carregar um arquivo XML — texto esse que pouco diz para meros mortais, diga-se.

Nokia e iSync

2 – Alterne para o Finder e, na pasta /Aplicativos/, procure o iSync. Clique nele ele com o botão direito do mouse (ou aperte o Ctrl enquanto clica) e navegue até o diretório /Resources/Content/Plugins/ApplePhoneConduit.syncdevice/Contents/Plugins/Nokia-6131.phoneplugin/Contents/Resources/. Se você se perder, tente de novo e não se abale: é mais fácil achar uma cópia genuína do Winning Eleven no camelódromo da Uruguaiana (Rio de Janeiro).

Nokia e iSync

3 – Na pasta respectiva, você encontrará o arquivo MetaClasses.plist. Faça uma cópia dele em outro diretório e então abra o arquivo original com o Editor de Textos (TextEdit) ou outro de sua preferência.

Nokia e iSync

4 – Copie o conteúdo do plugin que está no seu navegador e cole-o no Editor de Textos, substituindo o conteúdo original do arquivo MetaClasses.plist. Salve-o e feche o editor. Agora o iSync está pronto para sincronizar com seu telefone baratinho da Nokia.

Conecte o celular

Agora é só usar a interface Bluetooth para criar uma conexão sem fios entre o celular o seu Mac, já que o plugin não funciona se um cabo for usado para conectar o telefone. Na barra de menus do Mac OS X deve haver um ícone para isso, é só clicar nele e seguir as telas. Consulte a documentação da Apple, se necessário.

Nokia e iSync

Em seguida, abra o iSync, aperte sincronizar e voilà! Seu iCal e Agenda finalmente conseguem se entender com o telefone.

Nokia e iSync

Conectando mais celulares

É possível conectar mais de um celular Series 40, mas para isso é preciso alterar um pouco esse hack. Repare no que o próprio James fez: ele alterou o arquivo de configuração do modelo 6131, deixando nele as referências ao número 6131, mas substituindo os parâmetros do 6131 pelos de outro modelo. Portanto, é preciso fazer o seguinte:

  • Substituir no arquivo criado pelo James as referências ao 6131 por outro modelo (como 6133, por exemplo). No Editor de Textos, use o comando buscar e substituir para certificar-se de trocar todas as instâncias.
  • Encontre o diretório do modelo que você escolheu (neste caso, 6133), e coloque ali o arquivo MetaClasses.plist alterado por você.

Mas é sempre bom lembrar que as entradas do iCal e da Agenda serão combinadas — os dois telefones e o Mac irão compartilhar a mesma agenda e os mesmos contatos telefônicos. Para sincronizar dois celulares sem que as informações sejam combinadas, é preciso usar contas diferentes no Mac. Esse tipo de configuração, porém, eu não pude testar.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple ganha marcas registradas do MacBook Pro e do Cinema Display na Europa

Próx. Post

Apple é capaz de bloquear serviço de notificações push nos iPhones desbloqueados

Posts Relacionados