O melhor pedaço da Maçã.

Depois de Jundiaí, outra cidade supercotada para receber fábrica da Apple é Lençóis Paulista [atualizado 2x]

Logo da Apple com bandeira do Brasil

Logo da Apple com bandeira do BrasilNão é incomum vermos rumores sobre a Apple passando do “se” para “quando” ou “como”. Por incrível que pareça, é isso o que está acontecendo por aqui, com os boatos da chegada de uma fábrica/montadora da Maçã no Brasil.

Publicidade

No sábado passado (2/4), o MacMagazine reuniu em um artigo dois falatórios importantes que aqueceram bastante esses rumores — um vindo de João Dória Jr., colunista da ISTOÉ Dinheiro, o outro do jornal Valor. Ambos já deram como “certa”, a instalação de uma fábrica da Apple por aqui — destinada principalmente à montagem de iPads.

Até o momento, porém, só se falava em duas possibilidades de localização para essa fábrica: a primeira e mais antiga, pouco provável, é que ela seria trazida pelo empresário bilionário Eike Batista [1, 2, 3, 4], para as suas instalações no Porto do Açu; a outra, mais recente, fala sobre uma ampliação das fábricas da Foxconn em Jundiaí.

Agora, um novo local citado como forte candidato a receber essa fábrica é Lençóis Paulista, também no interior de São Paulo — a cerca de 300km da capital. O primeiro veículo a citar essa possibilidade foi o iG:

Publicidade

Lençóis Paulista é uma pequena cidade de aproximadamente 65 mil habitantes e conta com o acesso à Rodovia Marechal Rondon e um grande distrito industrial, além de ficar próxima ao Porto Intermodal de Pederneiras, fatores esses que teriam sido decisivos para a escolha da cidade.

Mas a coisa não parou por aí. Ontem, falando à Rede BOM DIA, a prefeita de Lençóis Paulista, Izabel Cristina Campanari Lorenzetti (PSDB), confirmou suas intenções de trazer uma fábrica da Apple para o Brasil e disse estar “brigando” com Jundiaí pelo projeto.

Localização de Lençóis Paulista
Mapa: Raphael Lorenzeto de Abreu (via Wikipédia)

Lorenzetti disse que irá se empenhar ao máximo para que o rumor se concretize:

Publicidade

Eu conversei com fontes na Secretaria de Desenvolvimento que, de fato, confirmaram que a empresa está procurando um local para se instalar. E Lençóis está sendo citada, pois tem os atributos que a Apple deseja. […] Nós nos encaixamos em tudo que uma grande empresa deseja. […] Estão todos muito cautelosos com as fontes e as informações relativas a esse caso. Qualquer vazamento pode estragar o negócio. […] É uma notícia que mexe com a cidade. Com certeza, seria uma grande conquista para nós.

Bom, “vazamentos” é o que não falta. Esperamos que isso não mele nada, pois a coisa está superquente. 😀

[dica do Gabriel Cavalheiro]

Atualização (às 18h21)

O jornal taiwanês China Times corrobora todos esses rumores e afirma que a Hon Hai — dona da Foxconn — estaria se preparando para iniciar a nova linha de produção da Apple em Jundiaí a partir de 2013.

[dica do Rodrigo Sales, via EXAME.com]

Atualização II (8/4 às 10h38)

Trazendo ainda mais informações sobre o assunto e citando fontes próprias, a VEJA.com corrobora tudo o que já foi dito e diz que o maior interesse da Apple com esse projeto é combater concorrentes locais, como a Positivo.

“A Positivo está preparando o lançamento de um tablet com sistema Android para o meio do ano e a Apple quer chegar antes”, afirmou a fonte ao site de VEJA.

Ainda segundo o veículo, a instalação da fábrica seria acompanhada de um benefício tributário — o que pode contribuir para uma maior redução nos preços de produtos da Apple no Brasil.

De acordo com a fonte ligada à empresa, a contrapartida para a isenção seria o fornecimento de tablets com generoso desconto aos alunos das escolas estaduais. Seria o primeiro passo para um objetivo maior: fechar um contrato com o governo federal.

Outro benefício dessa linha de montagem em território nacional é que, teoricamente, não teremos mais atrasos no lançamento de novos produtos por aqui, nem tantas dificuldades com baixos estoques. Pelo menos é o que esperamos. 😉

O que continuo achando estranho nessa história toda é que só se fala na fabricação de iPads por aqui. Será que essa nova linha de montagem será exclusiva para ele?

[dica do Davi Peixoto]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vídeo: 40 iPads rodam o SyncPad simultaneamente

Próx. Post

InDesign CS6 e After Effects CS6 são demonstrados em novos vídeos da Adobe

Posts Relacionados