O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Apple lança preview de desenvolvimento do Mac OS X Lion

Mac OS X 10.7 Lion no MacBook Air

A Apple lançou hoje o primeiro DP (Developer Preview) da versão 10.7 do Mac OS X, com o codinome Lion. Revelado em outubro do ano passado, o novo sistema operacional visa trazer aos computadores da empresa algumas inovações técnicas que fizeram o iPad eficiente, fácil de usar e livre de complicações tanto para consumidores quanto para desenvolvedores de aplicativos.

Publicidade

Mac OS X 10.7 Lion no MacBook Air

O novo Mac OS X Lion destaca recursos que tentam oferecer um fluxo de trabalho eficiente para usuários dos computadores da Apple. Entre eles, destaca-se o Mission Control, a união definitiva do Exposé, Dashboard e Spaces que oferece controle total dos programas e widgets em execução, como os atalhos de teclado e Dock que os usuários conhecem (e provavelmente adoram) no Mac OS X Snow Leopard.

Além disso, o Launchpad é agora o novo diretório de apps do sistema operacional, oferecendo um gerenciamento flexível inspirado em funções do iOS, como Pastas (Folders), que são ainda mais fáceis de configurar com a flexibilidade do mouse. Aplicativos obtidos por meio da Mac App Store são automaticamente redirecionados para este novo espaço do sistema.

Mail do Mac OS X Lion

Há outras novidades para usuários finais. Um novo Mail traz um visual widescreen com conversas encadeadas (à la Gmail), buscas avançadas e suporte ao Microsoft Exchange 2010. O novo AirDrop oferece a possibilidade de compartilhar arquivos entre Macs com configuração zero, sem fio. O FileVault foi completamente remodelado, para oferecer criptografia avançada de todo o volume de arquivos dos usuários com alta velocidade e possibilidade de destruição remota.

Publicidade

Para desenvolvedores, a Apple implementou interfaces de programação que se conectam com os recursos mais avançados do Lion inspirados no iOS. Com o Resume, eles poderão fazer seus programas voltarem rapidamente ao último estado antes de serem encerrados e os usuários não precisarão se preocupar com isso ao desligar o Mac ou fechar os programas. O Auto Save gravará documentos abertos sem precisar de comandos e poderá manter um histórico de versões integrado ao seus backups do Time Machine.

Mac OS X Lion - App Store

Gestos multi-touch oferecem controle avançado dos apps em execução a partir do Magic Mouse ou trackpads de notebooks e desktops. Aplicativos podem rodar em tela cheia com foco em produtividade, fácil alternância e sem perdas de desempenho. E administradores de TI podem contar com recursos corporativos do Mac OS X Server no novo Lion Server, que estará integrado em uma única versão do sistema.

O DP do Mac OS X Lion está disponível imediatamente para os afiliados do Mac Developer Program, através da Mac App Store. Sua versão final está em desenvolvimento com ritmo acelerado e deverá ser disponibilizada para todos no terceiro trimestre deste ano.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Nova família de MacBooks Pro

Apple anuncia nova linha de MacBooks Pro; detalhes dos últimos dias se confirmam

Próximo Artigo
Apple shop na Fast Shop do Shopping Anália Franco, em São Paulo (SP)

Fast Shop inaugura hoje quatro novos Apple shops e realiza promoções em Macs [atualizado]

Posts Relacionados