O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Apple pode estar trabalhando para tornar o Mac OS X Lion independente de resolução

Mac OS X 10.7 Lion em MacBooks Air

O assunto não é novo: falamos bastante dele quando aguardávamos a chegada do Mac OS X 10.6 Snow Leopard [1, 2], mas já é um tema em pauta há muito tempo — possivelmente desde o 10.4 Tiger. E parece que será só agora, no 10.7 Lion, que a coisa irá vingar pra valer.

Publicidade

Nada foi dito oficialmente no lançamento do Developer Preview, hoje cedo, nem encontramos nada nas suas notas de liberação, mas o MacRumors afirma que o sistema operacional já está sendo preparado para se tornar independente de resolução (Resolution Independence).

Mac OS X 10.7 Lion em MacBooks Air

Puxando a ideia do próprio iOS (mais uma vez, “de volta o Mac”), a Apple poderá passar a permitir que desenvolvedores criem imagens com o dobro de resolução das atuais (os chamados “HiDPI display modes”), a fim de preparar seus apps para suportarem futuros “displays Retina” também em Macs. Um MacBook Pro de 15 polegadas que hoje roda a 1440×900 pixels, por exemplo, poderá no futuro oferecer uma resolução de 2880×1800 pixels.

Assim como no iPhone 4 e no iPod touch 4G, na prática os elementos da interface permanecem do mesmo tamanho. O que muda é o seu nível de definição/detalhes, visto que os pixels se tornam muito menores. Telas Retina são chamada assim porque, a olho nu, é impossível enxergar os pixels do display.

Os MacBooks Pro lançados hoje não trazem nenhuma novidade nesse sentido e é possível que ainda vejamos alguns Macs chegando com telas “convencionais” (mesmo as atuais já são show de bola), mas a tendência é que, nos próximos anos, todos os displays de produtos fabricados pela Apple sigam essa tendência Retina.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Patente de controles invisíveis em MacBook

Patenteie para travar: controles luminosos na tampa de MacBooks e marca Places

Próximo Artigo
MacBook branco

Além de novos MacBooks Pro, Apple Online Store tem uma ótima novidade: preços menores

Posts Relacionados