O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Dica de leitura: entrevista com Rob Janoff, o criador do logo da maçã mordida

Logo colorido da Apple

Logo colorido da AppleSe você for um novato no mundo da Maçã, pode ser que não conheça o primeiro logo dela. Bem, com todo o respeito, é melhor deixá-lo no passado. O segundo desenho, que você vê ao lado, até hoje permanece, de certa forma: ele mudou para algo mais sóbrio, mas ainda conta com as mesmas linhas gerais, uma maçã mordida.

Publicidade

O fruto colorido, uma criação de Rob Janoff, sempre foi muito cercado por mitos e superstição, com algumas histórias dizendo que ele seria uma homenagem a Alan Turing, que cometeu suicídio mordendo uma maçã banhada em cianeto para escapar da opressão da sociedade, que o julgava por ser homossexual. Maçã mordida do arco-íris… faz sentido, né?

Tudo lenda urbana! Uma entrevista muito legal com Janoff, republicada pelo Revert to Saved, desmistifica isso e nos premia com algumas pérolas interessantes sobre design e concepção de marcas. Selecionamos um trechinho para compartilhar com vocês:

Publicidade

Não havia muito sentido oculto por trás das cores. O logo é anterior à bandeira do orgulho gay em cerca de um ano, então não foi a inspiração — e lá se vai o mito sobre Alan Turing! Os mitos religiosos também não passam disso — não há nada de simbolismo com “Eva e o Jardim do Éden” e “mordida do fruto do conhecimento”!

Eu não recebi instruções muito formais para fazer o logo, a não ser um “não o faça ser bonitinho”. Mas eu conhecia os trunfos da Apple Computer, e um dos maiores era a exibição de cores. Para mim, isso lembrava barras de cor em um monitor, o que virou as faixas no logo. A ordem das faixas, sinto dizer, não tem nenhum significado maior do que eu gostar delas assim. E, claro, a faixa verde fica no topo por ser onde a folha está.

A mordida tem mais a ver com escala e a experiência comum de morder uma maçã. Foi um feliz acidente “byte” [com o mesmo som de bite, “mordida” em inglês] ser um termo de computação.

Ah, e se preferir ouvir uma entrevista e saber mais ainda sobre o assunto, temos dois artigos interessantes vindos diretos de nossos arquivos: 1, 2. Boa leitura! 😀

[via MacStories]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
LaCie Little Big Disk com Thunderbolt

LaCie é uma das primeiras a anunciar periféricos compatíveis com a nova interface Thunderbolt

Próximo Artigo
Ícone de Tiny Wings

Prepare-se para ser conquistado por Tiny Wings, mais um ótimo game com aves na App Store

Posts Relacionados