O melhor pedaço da Maçã.

App Orion transforma iPads com USB-C em monitores externos

Orion, app que transforma iPad em monitor

Se você tem ou mesmo se já usou um iPad, é possível que um pensamento já tenha vindo à mente: e se a tela do tablet fosse usada como display externo de uma câmera, videogame ou de outro dispositivo qualquer?

Publicidade

Ainda que tal ideia possa parecer excêntrica, é exatamente isso que viabiliza o aplicativo Orion, criado pela Lux, a qual também desenvolve outros softwares bem populares como o Halideo qual foi atualizado ontem, diga-se.

A ideia é bastante simples: ao conectar uma câmera, um videogame, um aparelho VHS ou outro dispositivo que gere sinal de imagem ao tablet usando uma placa de captura HDMI, você poderá ver as imagens geradas pelo aparelho na tela do iPad. É possível, inclusive, fazer capturas de tela do que estiver sendo exibido, algo interessante para salvar prévias de sessões de fotos, por exemplo.

O interessante é que o app conta com uma interface retrô, inspirada em eletrônicos e interfaces mais antigas e em revistas sobre o tema dos anos 1980, exibindo até mesmo uma animação de lacre de uma encomenda sendo aberto ao ser usado pela primeira vez. Além disso, ao conectar videogames cujas telas tenham resoluções menores do que a do iPad, o Orion conta com uma ferramenta de escalonamento que usa inteligência artificial.

O app também permite aumentar o brilho da tela do iPad para além do máximo habitual, usando os níveis de HDR1High dynamic range, ou alto alcance dinâmico., de modo a facilitar a visualização sob o sol, por exemplo. Também é possível diminuir a luminosidade para o mínimo, para ficar confortável se você estiver usando no escuro.

A inspiração para o desenvolvimento do app, segundo a Lux, veio com a possibilidade de conectar webcams ao iPad, novidade do iPadOS 17. Com a opções, os desenvolvedores trabalharam sobre a possibilidade de o iPad receber outros sinais de imagem, de modo a ser usado como monitor externo.

O Orion é grátis para baixar e conta com uma versão Pro, a qual custa US$25 (compra única) e inclui recursos como o escalonamento de imagem usando IA, um emulador CRT para videogames mais antigos, ajustes de imagem e outros recursos que ainda serão lançados. A Lux fez até mesmo um guia de recomendações de acessórios para usar com o app.


Ícone do app HDMI Monitor - Orion
HDMI Monitor - Orion de Lux Optics Incorporated
Compatível com iPads
Versão 1.0.2 (20.1 MB)
Requer o iPadOS 17.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Notas de rodapé

  • 1
    High dynamic range, ou alto alcance dinâmico.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Detecção de Acidente gera falsas chamadas durante feira nos EUA

Próx. Post

Às vésperas da nova geração, cresce a procura pela linha iPhone 14 na OLX

Posts Relacionados