Aplicativos do Mac OS X Lion serão mais resistentes a travamentos e contarão com notificações push

Mac OS X — Resistência a travamento

Desenvolvedores fazem o máximo que podem para controlar exceções e eliminar bugs em seus softwares, mas nenhum consegue evitar totalmente esses problemas que podem resultar no fechamento inesperado de aplicativos em execução Mac OS X. No entanto, a Apple está trabalhando em uma camada extra de tolerância a exceções no Lion que tentará preservar a estabilidade deles ao máximo possível, ao menos por um breve tempo.

Publicidade

Mac OS X — Resistência a travamento

A screenshot acima, obtida pelo AppleInsider, oferece uma prévia do que o Lion poderá fazer para controlar exceções. Aparentemente o sistema congelará o estado de um aplicativo em execução quando um evento capaz de travá-lo for detectado e oferecerá ao usuário a chance de mantê-lo em funcionamento ou matar seu processo de vez e enviar um relatório de problemas à Apple — e em seguida ao desenvolvedor, no caso de o programa estar disponível na App Store.

Caso a escolha do usuário seja manter o programa instável em funcionamento, ele não terá plena segurança para trabalhar, mas ao menos vai contar com a oportunidade de preservar a integridade de algumas informações, salvando documentos abertos ou executando outras tarefas do tipo. O fato é que, em casos de exceção, o sistema não poderá usar o Auto Save para armazenar dados no travamento de um programa; daí a necessidade de tentar mantê-lo aberto para que o usuário possa fazer isso manualmente.

Além disso, o Lion deverá oferecer aos desenvolvedores da Mac App Store a possibilidade de implementar notificações instantâneas. Referências à função foram encontradas em APIs do sistema, mas ela começou a ser testada pela Apple ainda no Snow Leopard, com o aplicativo FaceTime — aparentemente o recurso mantém o programa receptivo a chamadas mesmo sem estar aberto.

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…