Depois de quase um ano desde a abertura da iBookstore no mercado norte-americano, a Random House anunciou nesta semana que mudará seu modelo de negócio para vendas de livros e adotará uma estratégia de divisão de arrecadação que tolera a oferta de uma parcela ainda maior do seu lucro para revendedores. A editora é a maior do mundo e a última das seis mais procuradas para publicação de conteúdos literários a adotar a nova estratégia, que garante sua potencial entrada na loja de ebooks da Apple.
Por causa da sua restrição, a editora vendia ebooks apenas na Kindle Store, da Amazon.com. Em um comunicado oficial, a Random House afirmou que a mudança foi feita como um investimento para facilitar a transição de parceiros ao modelo digital e firmar novos acordos, o que se acredita envolver a Apple — coincidentemente, na semana em que estão previstas novidades para o iPad.
Entre os livros mais conhecidos publicados pela Random House, estão os bestsellers de Dan Brown, conhecidos mundialmente e responsáveis por levar a editora ao topo das mais cobiçadas por autores.
[via Los Angeles Times]
Atualização (2/3 às 10h48)
E parece que a mudança de modelo de negócio da Random House foi mesmo feita em função da Apple: um dia após o anúncio, os primeiros títulos da editora começaram a surgir na iBookstore.
A primeira leva inclui obras de Dan Brown e outros autores famosos.