Uma das maiores preocupações de pais na internet atualmente é a de que seus filhos se deparem com conteúdos sensíveis — os quais podem incluir desde imagens chocantes/violentas até nudez explícita.
No caso do Twitter, uma das únicas grandes redes sociais que permitem o upload desses tipos de conteúdo, a preocupação é ainda maior. Embora ofereça alguns filtros e não exiba fotos para maiores de 18 anos por padrão, há a possibilidade de ativar essa exibição de maneira fácil nas configurações.
Tendo em vista isso, o Twitter está adicionando mais uma camada de proteção para tentar impedir que crianças e adolescentes entrem em contato com conteúdos sensíveis.
A rede social está testando exigir que usuários adicionem uma data de nascimento aos seus perfis para (só então) permitir a exibição do conteúdo inapropriado. Porém, a plataforma deixa claro que também usará a idade do usuário para fins publicitários.
Conteúdo adulto com restrição de idade. Este conteúdo pode não ser adequado para todos. Para visualizar esta mídia, você precisará adicionar sua data de nascimento ao seu perfil. O Twitter também usará sua idade para mostrar mais conteúdos relevantes, incluindo anúncios, como explicado na nossa Política de Privacidade.
Embora não haja nenhuma garantia de que as pessoas adicionarão suas idades verdadeiras aos seus perfis, essa é uma boa medida para dificultar o acesso a conteúdos sensíveis para menores.
Mudança relacionada a hashtags
O Twitter também está realizando um teste que poderá mudar completamente a forma como lidamos com hashtags. Segundo a engenheira de software Jane Manchun Wong, a rede social estuda abolir o link clicável que elas apresentam atualmente, as transformando em texto comum.
Você pode se questionar sobre o que motivaria o Twitter a tomar tal atitude, visto que as coisas ficariam bem menos práticas para o usuário comum. Como praticamente tudo no meio digital atualmente, a resposta pode ter uma palavrinha bastante conhecida: publicidade.
Com a mudança, o Twitter deixaria como link clicável apenas hashtags que estivessem conectadas a marcas, como #OneTeam e #Periscope. Nos testes da engenheira, enquanto as duas tags citadas funcionaram normalmente como links, uma tag simples como #hashtag
foi ignorada.
É uma pena caso a mudança se concretize, visto que as hashtags clicáveis são uma ótima forma de encontrar rapidamente outras publicações que a estão utilizando — embora provavelmente a rede social ainda planeje permitir que tenhamos acesso a elas por meio da busca.
via TechCrunch