O melhor pedaço da Maçã.
EugeneEdge / Shutterstock.com
iPhone XR molhado

O que fazer se o seu iPhone molhar?

Desde o iPhone 7/7 Plus, a Apple oferece uma proteção contra líquidos no seus smartphones, que varia um pouco a depender do modelo.

Publicidade

Isso possibilita que você use o aparelho sem ficar tão preocupado com danos que possam vir a ocorrer devido ao contato com líquidos. Porém, essa proteção não impede que o seu dispositivo venha a ser danificado por água ou qualquer outra substância.

Caso você esteja enfrentando algum problema relacionado a isso e ele tenha sido molhado de forma acidental, separamos algumas dicas que podem ajudar a resolver essa situação delicada.

O que fazer

  • Caso o líquido que tenha entrado em contato com o iPhone não seja água, enxágue a área e limpe-a usando a água da torneira. Seque-o usando um pano que não solte fiapos.
  • Mantenha o aparelho em pé (com o conector Lightning na parte debaixo) para que o excesso de líquido seja removido. Procure deixar o iPhone em um local seco e com uma corrente de ar. É importante salientar que a Apple não recomenda que você use um secador de cabelo ou outra fonte de calor para secá-lo, já que isso pode danificar o aparelho.
  • Antes de abrir a bandeja do cartão SIM, certifique-se de que o aparelho está completamente seco.
  • Se você tem um iPhone XR, XS, XS Max ou mais recente, um aviso na tela poderá ser mostrado caso você plugue o cabo Lightning na porta correspondente e ela esteja molhada. Se ele for exibido para você, seque-o (usando as instruções acima) e aguarde 30 minutos antes de tentar carregá-lo. Caso esse aviso siga sendo mostrado, mantenha o iPhone em um local com uma boa corrente de ar por até 24 horas.
  • Você também pode recarregá-lo sobre uma base sem fio. Antes, porém, certifique-se de que a traseira esteja totalmente seca.
  • Se o iPhone voltar a funcionar, mas o alto-falante parecer abafado ou com algum outro comportamento estranho, mantenha os alto-falantes dele virados pata baixo para que o excesso de água seja expelido. Se preferir, siga o nosso tutorial de como ejetar água usando um atalho ou um app.
YouTube video

O que não fazer

Se você já pesquisou na internet sobre como trazer um dispositivo eletrônico que tenha entrado em contato com água de volta à vida, muito provavelmente se deparou com o famoso tutorial de colocar o iPhone em um pote de arroz.

Acontece que a Apple deixa bem claro que isso *não* é recomendável, já que as pequenas partículas do cereal podem entrar em contato com o iPhone e piorar ainda mais a situação do aparelho. 🤷🏻‍♂️

Publicidade

Além disso, conforme dissemos acima, o uso de uma fonte de calor externa (como um secador de cabelos) pode danificar o iPhone. Também não é aconselhável que você use um cotonete ou outro objeto para ajudar nesse processo.


Você já enfrentou problemas ocasionados pelo contato de líquidos com o seu iPhone? 📱

iPhones 13 Pro e 13 Pro Max
Comprar iPhone 13 de Apple Preço à vista: a partir de R$4.949,10
Preço parcelado: a partir de R$5.499,00 em até 12x
Cores: azul, rosa, meia-noite, estelar, verde ou (PRODUCT)RED
Capacidades: 128GB, 256GB ou 512GB

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple TV+ anuncia “Metropolis”, adaptação da distopia clássica

Próx. Post

Como censurar trechos de documentos no Mac

Posts Relacionados