O melhor pedaço da Maçã.

Gartner reduz expectativas sobre as vendas de PCs, evita mencionar a Apple

Netbooks

Para horror da Microsoft, a Gartner anunciou hoje que reduziu suas previsões para o mercado de PCs nos próximos dois anos. A causa estaria no fato de a crescente diversidade no mercado móvel estar prejudicando as vendas de computadores tradicionais.

Publicidade

Netbooks

Os números anteriores da firma de análise projetavam um crescimento anual de 15,9% no mercado mundial de PCs, mas a nova previsão o reduz para 10,5% — o equivalente a 387,8 milhões de unidades vendidas em 2010. Em 2012, a Gartner espera que sejam vendidos 440,6 milhões de computadores tradicionais, num crescimento de 13,6% — um pouco menos que os 14,8% antes estimados.

“Pensávamos que o crescimento de PCs portáteis continuaria, sustentado por consumidores que comprassem PCs secundários ou terciários como aparelhos pessoais”, disse George Shiffler, diretor de pesquisa na Gartner. “Entretanto, agora acreditamos que os consumidores não só vão dispensar a compra de PCs portáteis adicionais como poderão ampliar a vida dos que já possuem através da aquisição de tablets de mídia e outras alternativas a PCs portáteis como suas máquinas móveis primárias.”

Publicidade

Minha versão traduzida disso é “Quem vai comprar um netbook ruim, quando dá pra ter a melhor tablet do mercado pelo mesmo preço?” Agora é interessante notar como a Gartner evita ao máximo reconhecer abertamente a importância da Apple, apesar de anunciar esta mudança de previsões no dia seguinte ao anúncio do iPad 2 — não do BlackBerry PlayBook, não do TouchPad, não do XOOM, mas do iPad 2. Heh. 😛

[via AppleInsider]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple libera versão Golden Master (GM) do iOS 4.3 no seu Dev Center [atualizado]

Próx. Post

Dica do dia: mantenha ímãs longe de seus iProducts

Posts Relacionados