Ontem, com o anúncio oficial do iPad 2, a Apple também apresentou a segunda geração de seu processador próprio, batizado de A5. Duas características marcantes desse chip são o fato de ele ser dual-core e ter capacidades gráficas até nove vezes superiores às de seu antecessor. Mas e de memória RAM, quanto será que tem nesse brinquedinho? Como sempre, a Maçã prefere não comentar.
Segundo o AppleInsider, Kakeun Lee, um analista de semicondutores da Hana Daetoo Securities, alegou ontem via Twitter que o A5 possui 512MB de RAM. Essa quantidade é exatamente o dobro da RAM presente na geração passada da tablet e se igualaria ao que há no iPhone 4. Além disso, o Apple A5 teria memória LPDDR2, mais rápida que a presente no A4, o que pode indicar que Ming-Chi Kuo acertou em cheio (menos na tela antirreflexiva — na verdade, o iPad 2 tem uma tela oleofóbica). Quando a iFixit puser as mãos num iPad 2 haveremos de saber com certeza…
Enquanto isso, já tem gente imaginando que gadgets receberão o A5 em suas próximas atualizações, como conta a Macworld: um iPhone 5 dual-core certamente deverá trazer esses ganhos de performance para o smartphone da Maçã, mas não podemos esquecer que o Apple TV também poderia ganhar bastante com esta novidade, tornando-se assim capaz de reproduzir vídeos em Full HD 1080p. Ficaria faltando apenas a iTunes Store vender conteúdo nesse formato. 😛
Segundo Nathan Brookwood, analista da Insight 64, o A5 seria um passo da Apple para reduzir a distância que separa um iPad de um MacBook… estaremos caminhando em direção ao próximo switch do Mac OS X?