O melhor pedaço da Maçã.

TestFlight elimina todas as complicações para distribuir versões beta de apps no iOS

Eu imagino que existam exceções para o caso que vou relatar a seguir, mas boa parte dos desenvolvedores do iOS podem admitir que alguns pontos do seu relacionamento burocrático com a Apple são um pé no saco. Tudo bem que, quando comparada com outras plataformas móveis, ela tem muitos pontos fortes, mas dá para achar diversas complicações desnecessárias em certas tarefas do processo de criação de software para a App Store — como enviar apps para beta testers, por exemplo.

Publicidade

Neste caso em específico, foram introduzidos alguns avanços no iOS 4 para distribuir programas em fase de testes, mas eles não estão acessíveis para muitos desenvolvedores, pois são destinados a profissionais de TI, os quais não podem trabalhar com a App Store de acordo com as regras do programa corporativo da Apple. Para os demais casos, o processo é tedioso: envolve a localização de detalhes do aparelho a ser usado para envio de programas em beta, que devem ser enviados manualmente para a empresa e blá, blá, blá… É uma burocracia homérica para quem precisa passar por isso todos os dias.

É aqui onde a TestFlight pode ajudar você, desenvolvedor. Usando a mesma metodologia das instalações ad-hoc, a empresa oferece um serviço no qual uma equipe de desenvolvimento pode distribuir softwares beta para teste sem exigir que os interessados em avaliá-los tomem conhecimento da existência da burocracia da Apple. O desenvolvedor só precisa fazer o upload do seu app em desenvolvimento para o serviço e habilitar o acesso aos interessados em avaliá-lo, que poderão fazer instalações por meio de um link enviado por email ou um painel que pode ser visualizado diretamente no Mobile Safari — sem fios, sem iTunes.

Para os usuários que se interessam em testar programas e ajudar desenvolvedores que precisam deste tipo de ajuda, o TestFlight elimina complicações que consomem um bom tempo, mas cabe a cada software house avaliar as suas implicações — especialmente em termos de privacidade. De qualquer forma, o serviço é gratuito e pode ser avaliado sem compromisso no seu site oficial.

[via via Macworld]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Ex-presidente da SEC aprova postura da Apple a respeito da saúde de Jobs

Próx. Post

iWatchz transforma iPods nano 6G em relógios de pulso elegantes

Posts Relacionados