O lançamento do iPad 2 até trouxe uma surpresa ou outra, mas vamos acordar do sonho: as novidades do gadget eram previsíveis, não eram? Câmeras, processador dual-core, menor espessura e peso, giroscópio… Enfim, são coisas que vimos em iPhones e iPods touch no ano passado e fizeram da nova tablet um update evolucionário em relação à anterior — que dá até para dispensar, com o desconto no preço dos modelos antigos. Porém, mesmo com tudo isso, algumas concorrentes da Apple podem ter entrado em uma (pequena) crise de pânico.
Não me refiro necessariamente à Samsung — que aparentou estar com planos de mudar recursos da sua Galaxy Tab com Android 3.0, contudo não fará isso — ou à Motorola, mas sim a outras empresas que tinham anunciado aparelhos para concorrer com o iPad original há semanas, talvez até meses atrás, mas não vão estar prontas para vendê-los nem antes do lançamento do iPad 2. A lista inclui muitas fabricantes do mercado de PCs que se achavam seguras para se aventurar no mercado de tablets, incluindo ASUS, Acer (que já estão repensando suas tablets para 2011) e HP, que apontou a sua divisão de notebooks como responsável para garantir a evolução do TouchPad, segundo rumores.
Neste último caso, há até chances razoáveis de ele concorrer com o iPad 2, mas ainda existe a incógnita do tempo: só Deus sabe a quantidade de vendas que a Apple realizará antes de a HP conseguir fazer a sua primeira tablet ao menos chegar às lojas, pois percebe-se claramente que a turma do Steve Jobs estabeleceu um controle para a linha de suprimentos que deixou todo mundo de calças curtas. Eventualmente, produtos baseados no Android se firmarão no mercado contra o iPad 2, mas a falta de visão de mercado que algumas parceiras do Google tiveram vai custar caro — e, com base no que se sabia do iPad 2 muito tempo antes do lançamento, chega até a ser uma trapalhada daquelas…
[via Electronista]