O melhor pedaço da Maçã.

Windows 11 não será oficialmente suportado em Macs com Intel

sdx15 / Shutterstock.com
Windows 11 em notebook

A Microsoft anunciou o Windows 11 na quinta-feira passada e, na minha opinião, ele está muito bonito — o macOS até poderia pegar algumas coisas “emprestadas”! A próxima grande atualização do sistema chegará até o fim do ano com um design mais limpo e até mesmo com suporte nativo a aplicativos Android.

Publicidade

Contudo, as especificações para rodar o Windows 11 foram duramente criticadas e definitivamente não abrangerão muitos usuários. Quando se trata de rodá-lo em Macs equipados com chips Intel, então, esqueça! Na verdade, o Windows 11 não será oficialmente compatível.

A atualização exigirá um processador de 1GHz de 64 bits ou superior, pelo menos 4GB de RAM1Random access memory, ou memória de acesso aleatório. e 64GB de armazenamento, uma placa de vídeo compatível com DirectX 12 e suporte para TPM 2.0 — este último, o grande “x” da questão.

O Trusted Platform Module (TPM) é um chip integrado à placa lógica ou ao firmware de um computador para garantir a integridade da segurança do sistema operacional — igual ao que o Secure Enclave faz nos Macs — podendo controlar chaves criptográficas, gerenciamento de DRM e mais.

Publicidade

O problema disso é que nem todos os desktops e laptops têm o TPM 2.0 de fábrica desde que foi lançado, em 2014. E, quando falamos de PCs personalizados, as chances de possuírem um chip TPM são baixíssimas — embora você possa inseri-lo depois.

Mesmo que você tenha uma das gerações mais recentes de Macs com Intel, provavelmente não será possível executar o Windows 11 nele — pelo menos não oficialmente.

A verdade é que a Apple nunca ofereceu suporte ao padrão TPM 2.0 nesses modelos, tornando-os, assim, incompatíveis com a futura atualização do Windows. Caso você execute a ferramenta lançada pela Microsoft para verificar se seu PC possui o hardware necessário, receberá uma mensagem dizendo: “Este PC não pode executar o Windows 11.”

Publicidade

Em tese, a Apple até poderia atualizar o firmware das máquinas com Intel para habilitar o suporte ao TPM 2.0, mas isso parece bastante improvável, já que a empresa está gradualmente se despedindo desses modelos. Vale notar que até mesmo os Macs com M1 não são compatíveis com nenhuma versão do Windows.

Por fim, quem desejar rodar o Windows 11 em um Mac vai ter que apelar para uma máquina virtual, já o sistema não funcionará pelo Boot Camp (de forma nativa). Os testes do SO já começaram e ele deverá chegar gratuitamente até o fim do ano.

via AppleInsider

Notas de rodapé

  • 1
    Random access memory, ou memória de acesso aleatório.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vendas de Macs triplicaram na Índia após chegada da Apple Store online

Próx. Post

Pai vende carro para pagar R$9 mil gastos pelo filho em jogo para iPhone

Posts Relacionados