Mesmo com o iPad tomando cada vez mais o espaço de computadores portáteis (netbooks, em especial), a Apple não precisa se preocupar com uma potencial canibalização na vendas de MacBooks, que continuam ilesas, de acordo com o Seeking Alpha. Os portáteis da Apple não pararam de crescer no mercado durante os últimos seis anos, seu market share subindo de 3,5% em 2005 para 4,8% no ano passado.
Espera-se que a Apple chegue aos 6% nos próximos anos tranquilamente, sem precisar se preocupar com o avanço do iPad no mercado, mesmo na sua segunda geração. Entretanto, é óbvio que a tablet gerará muito mais vendas para a Maçã: segundo a J.P. Morgan, ela deverá vender 29 milhões de unidades do seu mais novo produto só neste ano, quase o dobro do total de 2010.
Se esse número for atingido na prática, ele representará mais de 50% do total de tablets vendidas neste ano, cuja estimativa é de 47,9 milhões. Devido a isso, pesquisadores alertam para um retardo no crescimento da indústria de PCs, cujo crescimento médio esperado era de 15,9% após o Natal, mas agora caiu para 10,5%.
Atualização (às 17h52)
Uma informação quase passou em branco: segundo Mark Moskowitz, analista da J.P. Morgan, cerca de 65,1 milhões de tablets serão fabricadas em 2001 — contudo, como vimos, apenas 47,9 milhões serão vendidas, sobrando 17,2 milhões de gadgets encalhados nas prateleiras (e não serão iPads). Isso significa que 35,9% da produção dos concorrentes da Apple poderá simplesmente juntar poeira. Num cenário pessimista esse número pode subir para até 51%!
É muita tablet virando jogo americano… :-/
[via AppleInsider]