O melhor pedaço da Maçã.

Confira as novidades da sexta versão beta do iOS 14 e de outros sistemas

Cá estamos nós com mais um compilado de novidades dos futuros sistemas operacionais da Apple. Confira a nossa seleção, abaixo!

Publicidade

iOS/iPadOS 14

Mapas

Atualmente, os Mapas da Apple dependem de parceiros (como Yelp, Foursquare e TripAdvisor) para os reviews e fotos de estabelecimentos comerciais destacados por lá. A experiência, inclusive, é bem ruim, uma vez que se você quiser contribuir com algo precisa tocar/clicar no review, ser jogado para a App Store, baixar o app do parceiro em questão e interagir por ele.

No iOS/iPadOS 14, a empresa quer mudar isso.

A sexta versão beta dos sistemas vêm com uma nova interface a qual permite que usuários recomendem um local (com curtidas ou descurtidas), podendo avaliar de forma avulsa os produtos e os serviços em si do estabelecimento. Além disso, será possível enviar fotos do local pelo próprio Mapas, facilitando bem as coisas.

Publicidade

Tudo isso está em testes e, se a Apple implementar, será apenas para maiores de 13 anos.

Siri

A partir do iPadOS 14 beta 5, a Apple passou a permitir que usuários interajam com a assistente virtual mesmo enquanto usa algum app, como destacado pelo usuário AidenAlderso no Reddit.

[iPadOS14 Beta 5] Now you can interactive with apps in the background while talking to Siri. from r/iOSBeta

A novidade faz todo sentido, afinal, a Siri agora não ocupa mais a tela inteira — e era um desperdício não tirar proveito disso. Vamos agora torcer para que a Apple leve esse comportamento ao iOS, também.

Scanner LiDAR

A Apple continua melhorando a qualidade do scanner LiDAR do iPadOS, presente nos modelos mais recentes de iPads Pro — e que deverão ser implesmentados também nos iPhones “12 Pro” e “12 Pro Max”, segundo rumores.

A nova API1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. lançada pela Maçã se chama smoothedSceneDepth e, como podemos ver, faz um escaneamento mais suave do cenário.

Seletor de números

Seletor de números no iOS 14 beta 6

A interface do seletor ganhou pequenos refinamentos: uma nova borda laranja ao redor do tempo para indicar que você pode interagir com aqueles números.

Audio espacial

Ainda que não esteja funcionando, o áudio espacial ganhou um “botão” disponível em Ajustes » Acessibilidade » AirPods.

Audio espacial no iOS 14 beta 6

Quando estiver funcionando, ao ativar a opção “Seguir iPhone” (“Follow iPhone”), áudios de filmes e séries de TV com suporte soarão como se estivessem vindo do telefone em vez de acompanhar o movimento da cabeça.

Publicidade

Há, também, novos códigos e mensagens internas (alertas) relacionados ao recurso.

tvOS 14

A Apple está trabalhando para permitir que usuários consigam trocar rapidamente de usuário utilizando um atalho (shortcuts) criado no app… Atalhos. 😛

Além disso, a seção “Mais” (que mostra informações sobre o filme/série em questão) está agora destacada. Há uma nova seção “Rastreamento” (“Tracking”) dentro de “Privacidade” (“Privacy”) a qual permite que análises de reprodução sejam compartilhadas com apps como Netflix, HBO GO e outros.

Isso inclusive poderia abrir as portas para que o Netflix tenha uma integração maior com o aplicativo Apple TV — afinal, métrica é tudo hoje em dia e a falta devia ser motivo de discórdia entre as empresas.

Outras novidades

  • No macOS Big Sur, o som de screenshot foi novamente alterado, voltando a referenciar uma câmera; o som em si, porém, é novo.
  • Volumes APFS criptografados agora aparecem na barra lateral do aplicativo Arquivos.
  • O indicador do Modo Avião agora reflete o status atual do modo nos Ajustes.
  • A Central de Controle agora indica que telefone está usando o microfone para chamadas feitas por redes celular e Wi-Fi.

O que estão achando dos novos sistemas? 😊

via MacRumors, 9to5Mac [1, 2, 3]

Notas de rodapé

  • 1
    Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple TV+ ganhará três novas séries documentais explorando a natureza e a sociedade

Próx. Post

Luna Display ganha modo teleprompter para que você interaja mais naturalmente com a audiência

Posts Relacionados