Steve Jobs é intimado a depor em processo sobre vendas de músicas online

iPod básico

iPod básicoDe acordo com a Bloomberg, o CEO da Apple, Steve Jobs, deverá comparecer pessoalmente a um tribunal do estado norte-americano da Califórnia para depor em um processo antimonopólio iniciado em 2005. O caso faz referência à iTunes Store e aos recursos de proteção de iPods e do iTunes, que impedem a reprodução de formatos de áudio e vídeo proprietários além dos suportados pela própria Apple.

Publicidade

A Apple é acusada de limitar as opções de compra e download dos usuários devido à estrutura fechada dos seus media players portáteis, que ganharam força nos últimos anos e hoje são os mais usados em todo o mundo. Ao mesmo tempo, a iTunes Store também se tornou a maior distribuidora de músicas do mundo, independentemente de as pesquisas serem restritas à internet ou incluírem vendas de CDs.

Para chegar a isso a Apple teria agido ilegalmente contra concorrentes, banindo diferentes tipos de arquivos (mais especificamente aqueles no padrão MP3 criados pela RealNetworks), apenas sob a justificativa de estarem “burlando” os padrões suportados por iPods. Jobs deverá prestar esclarecimentos sobre o assunto em um interrogatório de no máximo duas horas, que deverá ser marcado para os próximos dias.

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…