O melhor pedaço da Maçã.

No ano de lançamento do Lion, Mac OS X completa sua primeira década no mercado

Mac OS X 10.0 Cheetah

Há exatos dez anos, em 24 de março de 2001, a Apple começou a vender a atual geração do seu sistema operacional desktop, desde então conhecida como Mac OS X. Apesar de o sistema em si ser mais antigo, hoje é um dia importante, já que está completando a sua primeira década no mercado.

Publicidade

Sete grandes versões diferentes do sistema operacional foram lançadas nos últimos dez anos: a primeira (10.0), com o codinome Cheetah, representou uma enorme renovação do Mac que se conhecia por meio de versões anteriores. Muito foi feito pela Apple nos anos em que Steve Jobs esteve fora, mas o Mac OS X era algo totalmente novo em relação à versão 9.x do Mac OS, tanto para usuários (especialmente devido à interface Aqua) quanto para desenvolvedores.

No entanto, o Cheetah foi lançado com diversos bugs e, em um intervalo de exatos 18 meses, a Apple lançou duas novas versões: Puma (10.1, 25 de setembro de 2001) e Jaguar (10.2, 24 de agosto de 2002). Mesmo assim, centenas de recursos eram adicionados a cada novo lançamento, enquanto concorrentes como a Microsoft mantiveram suas estratégias com sistemas de longa duração para PCs.

Publicidade

Anos mais tarde, o Panther (10.3, lançado em 24 de outubro de 2003) e o Tiger (10.4, 29 de abril de 2005) foram outros dois lançamentos importantes: o primeiro foi uma grande revisão geral do que a Apple lançara em anos anteriores, enquanto o segundo adicionou dezenas de recursos inovadores à frente do que a Microsoft prometia na época para uma futura versão do Windows. O Tiger também foi o primeiro sistema operacional da Maçã usado nos Macs com processadores Intel, lançados em 2006.

Snow Leopard rodando em MacBook Pro

O estado atual do sistema operacional da Apple, no entanto, foi realmente dado pelas suas duas versões mais recentes: Leopard (10.5, 26 de outubro de 2007) e Snow Leopard (10.6, 28 de agosto de 2009). Em dez anos, mais de 1.000 projetos de recursos de software e tecnologias saíram do papel e foram parar na frente dos computadores que usamos diariamente, então temos motivos de sobra para ficar satisfeitos com o trabalho da empresa na área.

Publicidade

Entretanto, o aniversário de dez anos do Mac OS X também é marcado pela saída de Bertrand Serlet da sua equipe de desenvolvedores, onde atuou como um dos principais visionários. Para o futuro, esperamos que a definição de software para Macs será bastante aprimorada com as experiências que a Apple obteve ao desenvolver software para dispositivos móveis, que agora são as principais inspirações por trás do Lion, previsto para lançamento no segundo semestre.

[via TUAW]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

WordPress anuncia ferramenta de personalização de blogs em formatos para iPads

Próx. Post

Ferramentas da Apple para integração de Macs e PCs em rede deverão eliminar a atual implementação SMB do Mac OS X Lion

Posts Relacionados