O melhor pedaço da Maçã.

Dica: substitua símbolos e texto facilmente no OS X através de atalhos programáveis [atualizado]

Painel Idioma e Texto (Language & Text)

O sistema operacional da Apple oferece um recurso muito bom para quem está sempre repetindo/escrevendo as mesmas informações: trata-se da substituição de símbolos e texto. Basta entrar em Preferências de Sistema (System Preferences) » Idioma e Texto (Language & Text) e escolher a aba Texto (Text). Depois disso, você verá a janela abaixo:

Publicidade

Painel Idioma e Texto (Language & Text)

Agora, basta clicar no sinal de mais (+), adicionar o que você quiser, colocando o atalho na coluna “Substituir” (Replace) o símbolo/texto na coluna “Com” (With) e ativar. Como podemos ver, a Maçã já nos oferece algumas opções por padrão, mas ela não necessariamente atende às necessidades de todos.

Mas a dica de ouro, dada por Adam Dachis, do Lifehacker, é colocarmos vírgulas antes de palavras chaves, facilitando muito nosso trabalho. Veja três simples exemplos, abaixo:

Publicidade
SubstituirCom
,emailnome@domínio.com.br
,tel+55 (21) 1234-5678
,cel+55 (21) 8765-4321

Claro que você pode utilizar outra marcação além da vírgula, mas o intuito aqui é deixar a coisa rápida/prática, facilitando o trabalho. Se você já utiliza ou pretende fazer o uso desse recurso, compartilhe conosco (e com outros leitores) seus atalhos, afinal, quanto mais ideias, melhor! 🙂

Atualização

Janela - Substituição de Texto
O leitor Gustavo Michels lembrou bem: para fazer funcionar em alguns aplicativos nativos, é preciso habilitar o recurso. No campo de texto do Mail ou do Safari, por exemplo, clique com o botão direito, escolha a opção Substituições (Substitutions) e marque a opção Substituição de Texto (Text Replacement). Dessa forma, o recurso funcionará.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Malware “Crisis” agora infecta OS X, Windows, Windows Mobile e até máquinas virtuais

Próx. Post

Uma lista de docks decorativos (e curiosos) para diferenciar os iGadgets

Posts Relacionados