Se Apple e Research In Motion tiveram motivos para comemorar no final de janeiro, a Eastman Kodak Co. pode agora voltar a sonhar com seu US$1 bilhão no caso contra ambas as gigantes.
A International Trade Commission concordou ontem em reavaliar a sua determinação feita no começo do ano, quando negou que Apple e RIM teriam violado alguma patente da Kodak. Na época, a ITC disse que as patentes seriam improcedentes, por serem óbvias demais.
Uma nova decisão final da ITC virá até o dia 23 de maio. Se ela for mais uma vez favorável a Apple e RIM, a Kodak estará em sérios apuros — até porque pareceres da ITC influenciam bastante os processos que correm paralelamente na justiça dos Estados Unidos. E aí, dessa vez, ela não terá mais como recorrer.
Por outro lado, a ITC tem autonomia suficiente para inclusive barrar a importação/comercialização de produtos da Apple e da RIM nos EUA, se ela decidir ficar do lado da Kodak. Esses incluem, evidentemente, todas as gerações de iPhones e diversos modelos de BlackBerries.
[via Bloomberg]