O melhor pedaço da Maçã.

Mozilla deixa navegador Camino com futuro incerto

Ícone do Camino

O Camino nunca foi um navegador popular para o Mac OS X, mas sempre teve lugar garantido nos computadores de vários usuários, que o utilizam como navegador padrão no lugar de grandes nomes como Chrome e Safari, por exemplo. Porém, seus desenvolvedores anunciaram nesta semana que estão indecisos acerca do seu futuro, devido a uma decisão recente da Mozilla de encerrar o suporte aos recursos que permitiam o uso do engine do Firefox, o Gecko, em outros navegadores.

Publicidade

Embora a promessa de lançar uma versão 2.1 do Camino baseada na tecnologia do Firefox 3.6 tenha sido mantida pelos desenvolvedores (incluindo futuras atualizações de segurança que possam ser necessárias no futuro), eles estão completamente indecisos sobre como agir depois disso. A tecnologia que será usada no novo navegador já está ultrapassada (o Firefox 4 traz uma versão mais recente do Gecko com diversas melhorias no desempenho), forçando a definição de uma alternativa para mantê-lo vivo e constantemente atualizado.

Teoricamente, ainda é possível aproveitar os recursos de futuras versões do Firefox em outros navegadores, mas os responsáveis pelo Camino não possuem recursos para sustentar o trabalho intenso disso — como eles são voluntários e trabalham no projeto dentro do seu tempo livre, seria difícil lidar com as tarefas envolvidas. A outra solução é adotar o WebKit, a tecnologia nativa do Mac OS X e usada no Safari, mas apesar de ela poder tornar mais fácil a manutenção do aplicativo, o trabalho inicial necessário para usá-la também vai além das capacidades dos desenvolvedores.

Publicidade

Quem estiver interessado em ajudar na definição do futuro do Camino pode dar sua opinião na lista de discussão oficial do navegador. Algumas atualizações para ele ainda virão no futuro com base no código do Firefox, mas, depois disso, é bem provável que ele seja migrado para o WebKit, mesmo que isso leve um bom tempo.

[via TechCrunch]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Photoshop para iPad ganhará suporte a camadas em breve

Próx. Post

Apple busca alternativas e fidelidade com atuais fornecedoras para manter a produção do iPad 2 estável

Posts Relacionados