O melhor pedaço da Maçã.

Testes com carros autônomos da Apple quase quadruplicaram em 2023

Sundry Photography / Shutterstock.com
Carro de testes da Apple

Já faz algum tempo que a saga do suposto carro autônomo da Apple, também chamado de “Projeto Titan” ou “Apple Car”, gera especulações, apesar de ainda não haver nada muito decisivo. No ano passado, porém, houve uma mudança bastante sensível nesse âmbito que pode indicar uma maior intensidade das atividades da empresa nessa área.

Publicidade

Como repercutido pela WIRED, relatórios de uma agência do governo da Califórnia mostraram que a Maçã quase quadruplicou a distância percorrida pelos seus carros autônomos em testes no ano passado em relação aos números de 2022. Foram 452.744 milhas (cerca de 728.000 quilômetros) entre dezembro de 2022 e novembro de 2023, contra as apenas 125.096 milhas (~201.000km) em 2022.

O auge dos testes ocorreu em agosto de 2023, quando 83.900 milhas (~135.000km) foram percorridos pela frota de carros autônomos da Apple. A distância percorrida no ano passado é a maior já registrada da série histórica, mostrando um aumento bastante sensível nessa atividade na empresa.

Apesar da subida, vale notar que os números ainda sequer chegam perto dos registrados por outras empresas. Companhias como Waymo e Zoox, inclusive, têm a permissão de realizar testes com carros autônomos sem um motorista humano de segurança para supervisionar o processo. A Apple, porém, tem apenas autorização para realizar os testes com o motorista.

Publicidade

Os testes da Waymo, por exemplo, percorreram 3,7 milhões de milhas (~5,94 milhões de km) com um motorista de segurança no carro, 1,2 milhão de milhas (~1,93 milhão de km) sem o motorista e 1,6 milhão de milhas (~2,25 milhões de km) com passageiros. A empresa é uma das que a Califórnia permite o uso comercial de tecnologia de direção autônoma, na atividade de entregas.

Até mesmo a Cruise, da General Motors — que teve a permissão de testes de carros autônomos suspensa na Califórnia em outubro do ano passado —, percorreu quase 2,65 milhões de milhas (~4,26 milhões de km) em seus testes em 2023, quase 2,2 milhões de milhas a mais que a Apple.

Segundo os rumores mais recentes relativos ao “Apple Car”, a Maçã teria mudado as suas ambições de desenvolvimento do carro. Ao invés de um veículo totalmente autônomo, a empresa estaria pensando em recursos de assistência de direção. O lançamento do carro, porém, não deverá ocorrer antes de 2028, após diversas mudanças de liderança, planos e desacordos que vêm ocorrendo.

É possível que haja alguma relação entre essas mudanças na estratégia de desenvolvimento do suposto carro autônomo da Apple e o aumento substancial na distância percorrida durante os testes. O veículo, contudo, certamente ainda tem um grande caminho pela frente… 🛣️

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Acessórios que vêm com o Vision Pro agora são vendidos na Apple Store

Próx. Post

Apple TV+ lança prévia de séries que chegarão ao serviço em 2024

Posts Relacionados