O melhor pedaço da Maçã.

Mac OS X Lion trará novas tecnologias para gráficos, permissões e acesso remoto

Com base na segunda versão de testes do Mac OS X Lion liberada recentemente, desenvolvedores começaram a encontrar vestígios de novas tecnologias que a Apple deverá documentar até o dia do seu potencial lançamento na Worldwide Developers Conference (WWDC) deste ano. Uma delas é o Scene Kit, uma interface de programação para gráficos 3D que deverá ajudar na criação e manipulação de interfaces e recursos tridimensionais com maior integração às camadas de alto nível do sistema.

Publicidade

Aparentemente, a tecnologia é similar ao Renderscript, uma API 3D que o Google implementou no Android para facilitar a criação de apps para a plataforma. No entanto, o SceneKit deverá ser mais flexível, pois estará integrado a mais recursos do sistema operacional da Apple, como Core Animation e ImageKit, que também não exigem conhecimentos avançados em programação para criação e manipulação de animações e edição de imagens.

O SceneKit suportará importação de conteúdos usando um formato XML definido pelo Khronos Group, o COLLADA. Trata-se de uma tecnologia que já existe de forma independente em alguns apps para o Mac OS X, incluindo o Google Earth.

Permissões no Lion
O Mac OS X Lion registrará correções de permissões automaticamente no log do sistema

Além de gráficos 3D, o Mac OS X Lion oferecerá novas facilidades na correção de permissões no sistema de arquivos. No Snow Leopard, a Apple tornou o processo muito mais rápido e eficiente para execução manual, mas, em determinados casos, o novo sistema operacional talvez peça a a atenção do usuário para a execução de correções automáticas.

Publicidade

A Apple também está trazendo ao Lion novos recursos de acesso remoto, incluindo uma nova edição do seu aplicativo de compartilhamento de tela que oferecerá suporte a múltiplos logins em uma mesma máquina. Dois Macs poderão se conectar a um terceiro em contas de usuários diferentes, usando seus recursos ao mesmo tempo. O AppleInsider afirma que a funcionalidade ainda é experimental e pode causar kernel panics (travamentos gerais).

Compartilhamento de Tela no Mac OS X Lion

Todavia, a tecnologia pode dar ao Mac OS X o mesmo poder que PCs possuem há muito tempo com os serviços de terminal da Microsoft para o Windows. Trata-se de uma novidade que certamente agradará muitos profissionais de TI.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Conheça o GoPano micro, um sistema de lentes panorâmicas para iPhone

Próx. Post

Jornal Estadão reformula completamente seu aplicativo para iPad

Posts Relacionados