Em uma estimativa feita pelo Deustche Bank com base no número de usuários com o Android 3.0 “Honeycomb”, a tablet da Motorola teve uma performance inacreditável no mercado: 100.000 unidades já foram vendidas. Cem mil — ou seja, mil vezes o número de apps (de alguma forma) otimizados para ela.
Essa performance surpreendente provavelmente se deve a três fatores principais: a possibilidade de rodar conteúdo usando o Flash Player (que não estava disponível no lançamento e, mesmo hoje, ainda sofre para exibir vídeo em alta definição), a conectividade 4G (que é disponibilizada só depois de o usuário enviar sua tablet para a Motorola instalar o hardware necessário) e a existência do iPad 2 (mais fino e leve, disponível por um preço de entrada inferior e simplesmente muito mais bonito e funcional).
Chris Whitmore, analista do Deutsche Bank, alertou os potenciais concorrentes do iPad, em uma nota divulgada ontem, de que é melhor “vencerem no preço (o que implica em margens de lucro negativas) e/ou oferecer uma experiência superior”. No caso do XOOM, nenhum dos dois pontos foi seguido. Enquanto isso, a Apple deve ter vendido umas vinte vezes mais tablets e pode, afinal de contas, arrecadar mais com Smart Covers do que a Motorola vai ganhar com XOOMs.
[via AppleInsider]