Na sua última previsão de longo prazo sobre o mercado de smartphones, a Gartner sugere uma mudança bastante drástica de cenário em relação ao atual, mas mantém o iPhone em uma posição estável no segmento. Prevê-se que a Apple venda 90 milhões de unidades do aparelho neste ano, devendo dobrar este número até 2015 e manter, assim, uma fatia de mercado de aproximadamente 17%.
O esperado pela Gartner é que a Maçã ultrapasse a Research In Motion, mas se a pesquisa se concretizar, também teremos algumas surpresas por aí. Contrariando a opinião da Morgn Stanley, o desaparecimento do Symbian deverá favorecer a Microsoft e a Nokia, empresas que lucrarão juntas nos próximos anos com o Windows Phone 7 — até 2015, estima-se que as duas ultrapassarão a Apple e se tornarão a segunda força no ramo de smartphones.
Já o Android continuará crescendo e deverá dominar o mercado, com quase 49% das vendas — ou 540 milhões de aparelhos, segundo a Gartner, mais otimista do que a ABI Research. A enorme variedade de dispositivos rodando tal sistema operacional deverá crescer vertiginosamente, cabendo ao Google controlar esse crescimento e propor maior confiabilidade e compatibilidade em futuras versões.
[via Electronista]