Conforme previsto na semana passada, a presidente Dilma Rousseff está agora na China e teve em sua pauta uma reunião com Terry Gou, chefe da Hon Hai — gigante de eletrônicos que controla a famosa Foxconn, principal parceira da Apple na fabricação de seus produtos.

A Reuters confirmou agora há pouco que a Foxconn irá investir nada mais nada menos que US$12 bilhões em suas instalações no Brasil, projeto este que será acompanhado e avaliado de perto pelo governo brasileiro. A informação foi corroborada por um porta-voz do Itamaraty.
Embora o investimento da Foxconn não tenha sido detalhado, espera-se que boa parte dele seja direcionado a uma nova linha de montagem de produtos da Apple em território nacional — incluindo não só iPads, mas também iPhones e até Macs.
Todavia, o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, já declarou ao G1 que iPads serão produzidos no Brasil até novembro. “Tem que ser detalhado agora as condições (em que se dará a produção do iPad), onde que vai ser, logística”, disse ele.
Ontem à noite surgiu um boato de que a Apple teria registrado uma nova razão social para fabricar/montar seus produtos em território nacional, o que foi prontamente confirmado como precipitado pelo MacMagazine. A Foxconn, porém, já está instalada no país há bastante tempo, possui três fábricas em funcionamento — em Manaus (AM), Indaiatuba (SP) e Jundiaí (SP) — e tem como parceiras locais, por exemplo, HP e Sony.
[obrigado a todos que nos enviaram esta dica!]