“Yay, a empresa em que eu trabalho me deu um iPad!… O que eu faço com ele?” parece ser uma reação um tanto comum, segundo conta a Maximum PC: metade das empresas entrevistadas pela Digital Research em uma pesquisa recente declararam não ter nenhum plano de aplicação para os iPads que estão distribuindo entre seus funcionários.
Claro, o fato de as empresas não terem um plano não significa que os usuários não tenham: o simples fato de o iPad contar com um navegador de respeito e milhares de aplicativos à venda (entre eles suítes de produtividade e afins) já abre mais portas do que o pessoal no departamento de TI poderia imaginar.
Afinal de contas, quem tem que saber como usar um iPad é quem tem um — da mesma forma que só quem calça o sapato pode saber onde ele aperta.
E, justamente para averiguar isso, o SAI repetiu uma pesquisa feita em novembro sobre os hábitos de uso e decisões de compra dos seus visitantes e o Atlantic trouxe os últimos resultados. Com mais de 850 conjuntos de respostas, algumas coisas interessantes foram descobertas:
- Não passou pela cabeça de 87,4% dos entrevistados a possibilidade de comprar uma tablet com Android — e 90% nem sequer cogitaram um BlackBerry PlayBook ou um HP TouchPad;
- A divisão entre iPads só com Wi-Fi e os com 3G é quase de 1:1 (52,3% para 47,7%);
- O iPad se tornou o computador principal de 40% dos entrevistados;
- Os principais usos para a tablet são navegação na web (34,7%), apps de comunicação e redes sociais (21,7%), vídeos e jogos (12,3% cada) e outros tipos de apps (19%);
- Na hora de acessar notícias, 38,1% buscam o que querem na internet, 33,9% preferem usar o app de algum veículo de notícias e 28% optam por agregadores;
- Quase três quartos dos usuários leem livros no iPad, e o app preferido é o iBooks — o Kindle perdeu o pódium por causa da extensa adoção de apps diversos.
E você, que usos deu (ou daria) para seu iPad? Deixe uma resposta nos comentários! 😉
[via 9 to 5 Mac, MacStories]