O melhor pedaço da Maçã.

OWC diagnostica e resolve parcialmente problema de performance SATA 3.0 em MacBooks Pro de 17″

Disposição de cabos no MacBook Pro de 17 polegadas - OWC

Isso o que eu chamo de eficiência: a Other World Computing estava cheia de gás para vender SSDs compatíveis com a porta SATA 3.0 dos novos MacBooks Pro, e para ter certeza de que seu produto seria supimpa, testou exaustivamente a performance dele em todos os modelos dos notebooks profissionais da Apple, o que a fez descobrir que as máquinas de 17 polegadas (e somente elas) tinham problemas ao usar esses drives de alta performance.

Publicidade

Experimentando aqui e acolá, os ninjas da OWC chegaram até uma causa provável para esse problema (que só afeta drives SATA 3.0, e não os de fábrica, 2.0): a posição do cabo do indicador de bateria nos MacBooks Pro maiores. É somente neles que esse cabo passa junto ao conector SATA, então é razoável imaginar que ele deve desempenhar algum papel nos problemas encontrados.

Disposição de cabos no MacBook Pro de 17 polegadas - OWC

Solução? Blindagem! Para evitar que um drive SATA 3.0 tenha seu desempenho reduzido ou sofra com problemas de identificação, a OWC vende por US$10 um kit de blindagem para o cabo SATA — e ele sai por apenas US$3, se comprado com algum drive de alta performance da empresa.

Publicidade

Só que ele não é uma panaceia definitiva para todos: mesmo com a blindagem, certos MacBooks Pro continuam apresentando parte do problema, sinal de que algum fator adicional deve estar envolvido neste caso. Enquanto mais informações não vierem à tona, saiba apenas que, caso sua máquina de 17 polegadas tenha problemas com SSDs SATA 3.0, a blindagem da OWC pode pelo menos amenizar os sintomas (no sentido de permitir que um drive seja reconhecido, ainda que não com sua performance máxima).

E, só pra ratificar, caso seu MacBook Pro seja de 13 ou 15 polegadas, ou um de 17 polegadas com um drive SATA 2.0 (como os que vêm de fábrica), não precisa se preocupar: tudo vai funcionar redondamente.

Eu só queria saber o que a Apple acha dessa história toda… 😛

[via MacRumors]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Bradesco Corretora lança aplicativo oficial para iPads e iPhones/iPods touch

Próx. Post

Serviço MacinCloud permite que você “alugue” um Mac virtualmente e o acesse pela nuvem

Posts Relacionados