O melhor pedaço da Maçã.

Sistema do HomePod agora é baseado no tvOS; o que isso quer dizer?

Unsplash
HomePod

Primeiro, existia o OS X macOS; depois, veio o iPhone OS iOS; aí, a partir dele, surgiram as ramificações que hoje conhecemos como watchOS (do Apple Watch) e tvOS (da Apple TV). Depois, chegou o HomePod como o último produto apresentado pela Apple que precisa de um sistema operacional para chamar de seu (internamente chamado de “audioOS”). E seu sistema, como todos os outros, foi construído usando como base o iOS.

Publicidade

Mas agora, com a chegada do iOS 13.4, o pessoal do 9to5Mac fez uma descoberta curiosa: o sistema do HomePod não não é mais baseado no iOS, e sim no tvOS. O que isso significa? Para nós, usuários, absolutamente nada. A experiência e os recursos continuam exatamente os mesmos. Mas isso mostra um pouco das intenções da Apple para seu alto-falante inteligente.

Essa informação não é necessariamente verdadeira, mas faz muito sentido: segundo o 9to5Mac, o iOS foi construído levando em consideração o uso de dispositivos que dependem de bateria interna; a mesmíssima coisa se aplica ao watchOS. Já o tvOS não precisa se preocupar com nada disso, já que as Apple TVs funcionam conectadas à energia. O HomePod, como sabemos, compartilha dessa característica, então é bom para a Apple não ter que se preocupar com esses detalhes de otimização energética para esses dois produtos.

Outra característica que as Apple TVs e o HomePod compartilham: a possibilidade de serem hubs HomeKit de uma casa. Além disso, o iOS 14 muito provavelmente deixará de rodar em aparelhos equipados com o chip A8 (iPad Air 2 e iPad mini 4) — e, como o HomePod é equipado com esse chip…

Publicidade

Por outro lado, a Apple TV HD também utiliza o chip A8 e ela provavelmente continuará recebendo atualizações do tvOS. Ou seja, levando em consideração todos esses aspectos, essa troca faz bastante sentido.

Novos produtos chegando?

Não é novidade que a Apple pretende ampliar a linha HomePod com a adição de um novo modelo — possivelmente menor e mais em conta. Mas o 9to5Mac afirmou ter encontrado referências no código da última versão do software do HomePod (a 13.4) de ao menos dois novos modelos do alto-falante inteligente da Maçã.

No mais, eles também disseram (com base nas informações de uma fonte confiável) que a tal nova Apple TV especulada para este ano virá equipada com o chip A14 (o mesmo que será utilizado nos “iPhones 12”), a fim de dar mais poder gráfico e 6GB de RAM para sua nova set-top box.

Se for isso mesmo, é bem provável que esse novo modelo seja lançado no fim do ano, após a chegada da nova geração do smartphone.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Highlights, leitor de PDFs com foco em pesquisa, chega ao iOS como app universal

Próx. Post

Promoções do dia na App Store: Severed, Cardinal Land, Incredibox e mais!

Posts Relacionados